Conselho de Relações Públicas divulga nota de repúdio por cena de Chay Suede em Segundo Sol

Publicado em 31/05/2018

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Confepe) divulgou uma nota nesta quarta-feira (30) onde repudia uma cena exibida a última segunda-feira durante a novela Segundo Sol, produzida pela Globo no horário das 21 horas.

Na ocasião, o jovem Ícaro, interpretado por Chay Suede, discutia com a sua irmã Manuela, feita por Luísa Arraes. Ela berrava contra o irmão, não aceitando seu emprego como garoto de programa.

Veja mais: Segundo Sol cresce no Ibope em todo o Brasil com início de segunda fase

Mas Ícaro retrucou e disse que tal emprego era como “relações públicas”. Tal conselho então começou a receber reclamações e divulgou a nota como repúdio pelas cenas, que denigrem a vida e o trabalho dos verdadeiros relações públicas do Brasil.

Confira a nota na íntegra:

Apesar de compreendermos que a novela da Rede Globo, Segundo Sol, se tratar de uma obra de ficção, mas cientes do impacto da emissora na formação da opinião pública, o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – Conferp – ressalta que a profissão de Relações Públicas é regulamentada pela Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967, e que somente podem exercê-la profissionais com nível superior e registrados no respectivo conselho regional.

Hoje (30/05), o Conferp recebeu várias manifestações de profissionais registrados expressando o seu descontentamento com a cena que foi ao ar nessa segunda-feira, 28 de maio de 2018, onde o personagem Ícaro (Chay Suede) diz para sua irmã Manuela (Luisa Arraes) que é relações-públicas. Por entendermos a grande responsabilidade desta emissora na transmissão de informações corretas, solicitamos que o autor João Emanuel Carneiro possa deixar claro, nos próximos capítulos, o que de fato faz o profissional formado em relações públicas.

O Conferp esclarece que o relações-públicas é o profissional responsável pela gestão da comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, por meio do estabelecimento de políticas, estratégias e instrumentos de comunicação e relacionamento. Realiza atividades de pesquisa e análise, de assessoria e consultoria, de planejamento e de divulgação, podendo ser também um empreendedor da área para diversos segmentos.

Entre as atividades desenvolvidas pelo profissional estão planejamento, coordenação, ações, controle e aconselhamento – da gestão relacional e comunicacional da instituição frente às demandas da sociedade e dos públicos, entre eles os empregados, a comunidade, a imprensa, os acionistas, as organizações não governamentais, os investidores e os governos. São responsáveis pela gestão da comunicação organizacional,  comunicação interna e institucional; assessoria de imprensa, gerenciamento de crise, pesquisa de opinião e de imagem, ombudsman, cerimonial e eventos, entre outras atividades que envolvem gestão e construção de relacionamentos.

Veja também

Segundo Sol: Rosa e Maura fazem pacto para esconderem segredos de seus pais

Power Couple se inspira em BBB e usa trilha sonora de O Outro Lado do Paraíso para volta de Nadja e D’Black

No cenário social, político e institucional que vivemos atualmente no Brasil, propenso a crises, controvérsias e conflitos, se torna necessário o conhecimento sobre os princípios da atividade profissional de Relações Públicas: a comunicação e as relações pautadas na transparência, voltadas ao interesse público e dos públicos; em um ambiente onde os posicionamentos de organizações privadas, públicas e da sociedade civil estejam respaldas no compromisso, diálogo e confiança”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade