Olha Você: Um dos melhores programas da história recente do SBT completa nove anos do seu fim

Publicado em 02/04/2018

Fazendo um investimento ousado e quase nunca visto antes nas tardes do SBT, Silvio Santos autorizou a produção daquele que viria a ser um dos melhores programas já vistos na história recente de sua emissora, Olha Você. Em sua apresentação esteve a veterana Claudete Troiano ao lado de Ellen Jabour, Alexandre Bacci e do chefe Francesco Tarallo, isso tudo em sua primeira fase. Após algumas mudanças o programa foi se adequando à um formato inédito e dinâmico. O Olha Você teve um início de vida bem difícil, era uma revista eletrônica com muito jornalismo, variedades e culinária. Nada muito diferente do que já acontecia na concorrência. Cheio de marcações, ensaios e pouca naturalidade, o entrosamento forçado entre os apresentadores fez com que o Olha Você se tornasse vítima dos críticos de televisão.

Veja também: Fofocalizando deve ter semana decisiva no SBT

Pois bem, não bastasse esses problemas somados a audiência insatisfatória, a atração também sofreu comparações com o programa Hoje em Dia, da Record, que na época era um grande sucesso e foi tido como a maior referência para a criação do Olha Você. Questionável. Já que, todas as televisões do mundo, desde que a televisão é televisão, sempre existiu a tão prestigiada revista eletrônica com seus diversos apresentadores. Porém, tanto essa comparação pegou que, logo na primeira semana de programa, o chefe Francesco Tarallo trocou –sem querer- os nomes da atração e, ao vivo, soltou um sonoro Hoje em Dia.

Nada novo, até então. Se formos somar todos os apresentadores que já trocaram nomes de atrações, o levantamento seria extenso. Passados alguns problemas, o Olha Você sofreu sua primeira mudança após uma crise entre os apresentadores, então veio a acontecer a primeira baixa, o chefe Francesco Tarallo deixou a atração, com isso, uma nova roupagem visual aconteceu e novos apresentadores foram inseridos a fim de salvar o programa.

Confira como foi a estreia do Olha Você

Misturando alguns veteranos com novos rostos o Olha Você trouxe uma linguagem mais moderna e dinâmica com a contratação de Guilherme Arruda, jornalista esportivo que até então era conhecido por diversos trabalhos na TV Bandeirantes como: Band Esporte Clube e coberturas do Band Folia. Eloy Nunes, nome conhecido dos anos 90 e 2000 por inúmeros trabalhos voltados para o público jovem. Izabella Camargo e Roberta Peporine também foram outros bons nomes investidos dentro da atração.

Leia Mais: João Guilherme comenta sobre atuar com Larissa Manoela em As Aventuras de Poliana

Chamou a atenção da mídia na época, em uma tentativa de alavancar audiência a reexibição do maior sucesso da história da emissora, o reality Casa dos Artistas. O que resultou em um verdadeiro fiasco. Visto o que funcionava no programa e o que não funcionava, foi então que o Olha Você se transformou em uma atração como nunca visto antes, com apresentadores mais à vontade e uma identidade visual diferente, a atração investiu em quadros dinâmicos e muita prestação de serviço. A apresentação da Previsão do Tempo ficou por conta do excelente Eloy Nunes, que fazia às vezes de repórter nas ruas de São Paulo também. Com um investimento pesado, como: Helicóptero, links ao vivo, grandes matérias e convidados especiais, o Olha Você começava a se encaixar nos trilhos, até que, na quinta-feira (25), com um mês de vida, a atração deu o seu primeiro sinal de superação conquistando a vice-liderança isolada em um embate direto com o Brasil Urgente e com o programa “Márcia”, ambos da Band.

Recebendo sempre com alta audiência do Casos de Família, na época apresentado pela Regina Volpato, que não raramente batia na casa dos 8 pontos de audiência, o Olha Você passou a investir cada vez mais em quadros com seus apresentadores e no jornalismo ao vivo, deixando um pouco de lado o entretenimento.

Relembre a chamada do novo Olha Você

Quando tudo parecia bem na atração e mesmo com resultados positivos em suas últimas semanas de exibição, tudo isso não bastou para superar os problemas do passado e a falta de paciência de Silvio Santos e da direção da casa para com os números, que para eles ainda não estava de acordo com a meta estabelecida, de 7 pontos, com sete meses de vida, o Olha Você chegou ao fim abrindo espaço para uma sessão de reprises. Tornando-se mais um programa de qualidade injustiçado pela pressão da audiência que ainda assombram algumas determinadas emissoras deste país. Vamos relembrar aqui, todos os apresentadores do Olha Você e o que eles estão fazendo atualmente.

Claudete Troiano

Claudete Troiano apresentou o Olha Você, no SBT (Divulgação)Claudete Troiano apresentou o Olha Você, no SBT (Divulgação)
Claudete Troiano apresentou o Olha Você no SBT Divulgação

Cleudete Troiano foi contratada pelo Silvio Santos após uma participação no programa ‘Nada Além da Verdade’, onde ela ganhou o prêmio máximo. No Olha Você, a apresentadora acabou deixando a atração pouco tempo antes do programa sair do ar. Ela chegou a passar pela TV Gazeta onde apresentou o Manhã Gazeta e atualmente Claudete apresenta o Santa Receita, na TV Aparecida.

Ellen Jabour

Ellen Jabour se tornou a queridinha do Silvio Santos no SBT (Divulgação)
Ellen Jabour se tornou a queridinha do Silvio Santos no SBT Divulgação

A apresentadora Ellen Jabour foi contratada a peso de ouro pelo SBT, ela tinha acabado de sair da MTV e acabou gerando ciumeira nos bastidores da emissora da Anhanguera ao se tornar a queridinha do Silvio Santos. Ellen Jabour é reconhecida no mundo da moda e hoje em dia segue trabalhando nesta área, ela chegou a retornar para a MTV depois do Olha Você onde fez diversos trabalhos. Até hoje os fãs do SBT não entendem porquê a loira não ficou na emissora.

Alexandre Bacci

Alexandre Bacci é apresentador e ator (Divulgação)
Alexandre Bacci é apresentador e ator Divulgação

Alexandre Bacci é jornalista, ator e apresentador. Bacci, antes de integrar o time de apresentadores do Olha Você ele fazia parte do time de apresentadores de esporte na Rede Globo. Alexandre deixou o Olha Você e retornou nas novelas da casa, através de Vende-se um Véu de Noiva, em 2009. Em 2015 o apresentador fez parte do projeto PokerStars, na Fox Sports.

Francesco Tarallo

Francesco Tarallo era responsável pela culinária do Olha Você (Divulgação)
Francesco Tarallo era responsável pela culinária do Olha Você Divulgação

Francesco Tarallo é reconhecido na cidade de São Paulo por fazer parte do time de grandes chefes. Após uma rápida passagem pelo vespertino do SBT, hoje ele integra a parte de culinária do programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von, na TV Gazeta.

A segunda fase do Olha Você contou com novos apresentadores (Divulgação)
A segunda fase do Olha Você contou com novos apresentadores Divulgação

Guilherme Arruda, Roberta Peporine, Eloy Nunes e Izabella Camargo se juntaram a Ellen Jabour e formaram o novo time de apresentadores do Olha Você. Ellen Jabour ficou responsável pelas entrevistas e matérias sobre moda e comportamento, enquanto Roberta Peporine esteve presente na bancada trazendo informações em tempo real de tudo o que acontecia no Brasil e no mundo. Izabella Camargo e Guilherme Arruda também ficaram  responsáveis pelas notícias e por comandar reportagens externas. Eloy Nunes ficou a frente da meteorologia. O Olha Você saiu do ar no dia 27 de Março de 2009 e teve direção geral de Ocimar de Castro, atualmente na direção do programa Mulheres da TV Gazeta.

+ OBSERVATÓRIO DA TELEVISÃO

 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade