Em Salvador, SBT impressiona com transmissão de Carnaval e impõe derrota histórica contra a Globo

Publicado em 15/02/2018

Muitos se perguntam se existe uma necessidade do SBT exibir o Carnaval de Salvador de forma nacional. Se em São Paulo, a festa baiana ficou na casa dos 4 pontos, na capital nordestina os índices foram incríveis.

Os dados obtidos pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, impressionam. Foram exatas 2571 minutos no ar com a folia, contanto horários locais e nacionais. Neste contexto, a TV Aratu ficou na liderança por exatos 680 minutos, um recorde.

Veja mais: SBT define data do Troféu Imprensa de 2018; veja

Apenas com transmissão para Salvador, foram 2205 minutos, com também incríveis 559 minutos em primeiro lugar no Ibope. Jamais a TV Aratu ficou em primeiro lugar por tanto tempo com Carnaval em Salvador.

O recorde foi na tarde da última segunda-feira (12), com a imposição de uma derrota história para a Globo na cidade baiana. Durante o SBT Folia da tarde, foram 11,4 pontos de média com picos de 20,5.

No momento de máxima, por volta das 17h47, o SBT tinha 20,5 pontos, contra apenas 5 pontos da Globo com Malhação: Viva a Diferença e 4 da Record, que exibia o Cidade Alerta com Matheus Furlan.

Nesse momento, era exibida a passagem de Igor Kannário, um fenômeno em Salvador, mas ainda pouco conhecido pelo Brasil. Chamado de príncipe do gueto, Kannário é vereador em Salvador, mas causa polêmica pelo seu estilo controverso.

A equipe de apresentadores do SBT Folia 2018 localmente foi composta por Casemiro Neto, Darino Sena, Alex Lopes, Lise Oliveira, Alana Rocha e Lorena Dias.

Não é acaso

Casemiro Neto, da TV Aratu: apresentador colocou Fátima Bernardes em segundo lugar
Casemiro Neto líder no Carnaval e na programação diária DivulgaçãoTV Aratu

Apesar de ser terceira colocada na média do Ibope da Grande Salvador, a TV Aratu/SBT vive uma grande fase, com quatro programas líderes de audiência atualmente. O grande destaque deles é o Que Venha o Povo, apresentado por Casemiro Neto, que também fez o SBT Folia.

Só para se ter um exemplo da força de sua atração, ela é líder de Ibope na média mês desde junho do ano passado. Nesta última quarta-feira de cinzas (14), a atração atingiu picos de 20 pontos de audiência em Salvador na sua faixa, das 10h45 às 12h.

Observatório da Televisão conversou com Casemiro e ele explicou os motivos da liderança da TV Aratu durante o Carnaval: “A TV Aratu tem uma linguagem diversificada, chega junto com o povo de várias classes. A transmissão é muito boa, muito bem preparada, mas tem reportagens mostrando as coisas fora do circuito do Carnaval”.

“Tivemos o Murilo Villas Boas dando dicas no portal de Segurança, tivemos Dinho Júnior com o estúdio andante, onde ele brinca com o folião num estúdio que troca de lugar toda hora. Tudo isso somado, além da tradição que temos de nove anos fazendo Carnaval, vem se revelando agora com essa audiência fantástica. É o respeito que temos pelo espectador”, conclui Casemiro.

O apresentador não nega que o bom aporte nacional do SBT ajuda muito: “Ajuda muito, vem pra somar. Em termos de estrutura, de pessoal, de equipe. Mas a TV Aratu que tem mais a linguagem, pelo tempo que temos junto ao público. Os artistas tem muito respeito pela nossa TV”.

Sobre ser líder de Ibope por tanto tempo com o seu programa, ele fala do prazer e da maturidade do programa, que completa 10 anos em 2018: “Eu me divirto fazendo o programa. Eu não me divirto com o que noticio, tem dias que saio revoltado, mas o QVP hoje é um programa maduro. Minha equipe é excelente, muito unida, muito competente, muito dentro da minha linha de trabalho. Eu não sei se eu estivesse em outra emissora, não sei se teria uma abertura tão grande. Não é uma questão só financeira, quando vim da Globo daqui, eu vim ganhando mais, não nego, mas eu me sinto muito bem à vontade lá, tenho muita abertura para fazer o que bem quiser”.

A novata

Lorena Dias: com menos de um ano de TV, já tem chances como apresentadora
Lorena Dias com menos de um ano de TV já tem chances como apresentadora ReproduçãoInstagram

A grande novidade para a transmissão deste ano foi uma repórter com menos de um ano de televisão. Lorena Dias fez dupla com Casemiro Neto, o principal nome da casa, durante o Carnaval.

Jornalista oriunda do rádio, onde trabalhou nas noticiosas CBN e Metrópole em Salvador, Lorena está na TV Aratu desde a metade de 2017. Ela é, prioritariamente, repórter do programa Tudo Novo, apresentado por Darino Sena, mas já fez reportagens para outros jornais da casa, além de recentemente apresentar o programa Chegue Mais, líder nas manhãs de sábado, e o Aratu Notícias, jornal noturno da emissora.

Lorena é tão novata que jamais havia dado uma entrevista anteriormente – tem apenas 25 anos. Ela mesmo admite que se sente feliz e surpresa, já que nunca havia pensado em fazer televisão na carreira.

“Eu me formei numa faculdade que tinha um conceito de jornalista multimídia. Mas eu nunca imaginei que meu destino fosse se cruzar num lugar tão perfeito para começar como a TV Aratu. É um lugar que consegue enxergar um potencial que outras emissoras não veem. Eu comecei no Tudo Novo, que é um formato mais solto. Depois do Tudo Novo, trabalhei no QVP, no Aratu Notícias… E poucos meses depois de ser contratada, me deram a oportunidade de apresentar. Primeiro o AN, e depois o SBT Folia, que é uma oportunidade que tô agarrando com todas as forças, e dando o melhor de mim”, diz Lorena.

Mesmo com menos de um ano de TV, Lorena já pode contar histórias. Um dia, ela entrevistou uma mulher que foi abusada e engravidou do seu abusador. O problema é quando isso aconteceu: foi no mesmo dia do acidente de Mar Grande, onde um barco naufragou na Baía de Todos os Santos.

“A do abuso sexual foi uma história bem difícil de fazer. Ela tinha a minha idade, e ela largou tudo na família porque ela tinha medo de acontecer com o abuso. Ela ainda engravidou, e teve dificuldade na aceitação da filha, que ela segurava nos braços enquanto falava comigo. E essa entrevista aconteceu no mesmo dia do acidente de Mar Grande, então eu estava entrevistando e o pessoal na TV me ligava dizendo que eu ia entrar com informações. Estava tudo acontecendo ao mesmo tempo e foi difícil segurar as emoções”, afirmou a repórter.

Lorena espera ter um 2018 de aprendizado tendo mais oportunidades na casa: “Meu objetivo no próximo ano é continuar aprendendo, e aceitando todas as oportunidades, desafios… A TV Aratu está me abraçando e eu estou abraçando de volta”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade