Criador do top de cinco segundos da Globo, publicitário Altino João de Barros morre aos 91 anos

Publicado em 19/02/2018

Criador de uma das vinhetas mais icônicas da Globo em seus mais de 50 anos, o Top de 5 segundos da Globo, o publicitário Altino João de Barros faleceu neste domingo (18), em São Paulo, de causas naturais.

Aitino deixa quatro filhos e mulher. Um de seus filhos foi economista-chefe do Bradesco e, hoje, é sócio de uma das maiores consultorias de economia do Brasil, a Quantium4.

Veja mais: Globo desmente que Camila Morgado tenha se negado a atuar com youtuber em Malhação

Antino começou na carreira na década de 40, ainda como office-boy, na WcCann, uma das maiores empresas de publicidade do País.

Por lá, passou para a área de mídia, foi gerente, diretor e chegou ao cargo de vice-presidente-executivo. Até recentemente, ele era consultor de mídia do agente, mesmo já debilitado.

Nos anos 50 e 60, foi importante para a implementação de pesquisas de audiência na televisão brasileira, algo que jamais havia ocorrido até então. Tais pesquisas ajudaram o mercado publicitário a notar o potencial da TV como veículo de massa.

Nos anos 70, ele criou o top de cinco segundos da Globo, algo que ele relatou em um livro, A mídia no Brasil – Do Reclame à Era Digit@l, escrito em 2013. Altino diz criou tal vinheta como uma oportunidade para anunciantes de peso conseguirem um anuncio qualificado no canal.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade