Alexandre Cunha é o novo Diretor de Programação do Canal Brasil

Publicado em 23/01/2018

Alexandre Cunha, que integra a equipe do Canal Brasil há 19 anos, acaba de ser promovido a Diretor de Programação e Aquisição de Conteúdo. Ele era responsável pelas áreas de Programação, Aquisição de Conteúdo e Logística do canal, onde está desde seu lançamento, em 1998. O jornalista, com MBA em Gestão Empresarial, trabalha na Globosat há 26 anos, com passagens pelos canais GNT e Universal Channel. Escritor de contos nas horas vagas, foi premiado, em 2004, no 1º Concurso Contos do Rio, organizado pelo Jornal O Globo e pela Academia Brasileira de Letras. No mesmo ano, publicou seu 1º trabalho: “Pracinha Xavier”, parte integrante do livro “Contos do Rio”, da Editora Bom Texto.

Leia também: A Casa já tem data para estrear na Record

Filho de contador, ensaiou iniciar sua carreira no escritório de contabilidade de seu pai, enquanto cursava o 1º período de Matemática/Informática na UERJ. Ao saber que a Globosat recrutava profissionais para uma empreitada inteiramente nova, decidiu trocar seu curso de Matemática para Comunicação/Jornalismo e, em 1991, foi contratado para trabalhar no Arquivo de Imagens da empresa.

Em 1993, transferiu-se para área de Operações de VT, onde ficou alguns meses até ser convidado para trabalhar como Assistente de Programação no canal GNT. Nos dois anos em que ficou no GNT, cobriu férias no Sportv – na época, a diretoria dos dois canais era compartilhada. Em abril de 1996, foi promovido a Coordenador de Programação e convidado para liderar o lançamento do canal USA (hoje, Universal Channel). No próprio USA, foi promovido a Gerente de Programação.

Em 1998, mais um convite surgiria: planejar o lançamento do Canal Brasil. No primeiro ano de canal, acumulou as áreas de Programação e Produção (esta última até a chegada de um novo gerente). Em 2007, internalizou em seu setor a área de Pesquisa e Aquisição, montando uma estrutura própria, que antes era terceirizada pela Globosat. Em 2010, absorveu uma nova área: Logística de Material. Além do planejamento de programação, pesquisa e aquisição de conteúdo e logística de material; a área absorve as atividades de pós-negociação, inteligência de mercado e elaboração dos textos de divulgação de sua programação.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade