Em crise de audiência, Globo começa intervenções em Salvador; diretor de jornalismo é dispensado

Publicado em 07/12/2017

Numa crise de audiência impressionante em Salvador, onde perde diariamente para programas da concorrência, a Globo começou a fazer mudanças que já eram esperadas na TV Bahia, sua afiliada no estado nordestino.

Segundo informações obtidas pelo Observatório da Televisão, Roberto Appel, diretor de jornalismo da TV Bahia desde 2002, foi comunicado que não ficaria mais no cargo. Ele deixará oficialmente o canal no dia 14 de janeiro de 2018, depois das festas de fim de ano.

Veja mais: Globo dispensa diretora de mídias digitais que já comandou Globo News e Bom Dia Brasil

A decisão foi a própria cabeça de rede, no Rio de Janeiro, que já estava prometendo mudanças. Em julho, uma comitiva liderada por Amauri Soares, diretor de programação da Globo, visitou Salvador para avaliar a situação.

O seu substituto deverá ser definido e anunciado a partir de janeiro, quando a TV Bahia, em conjunto com a Globo, começará o seu plano para tentar estancar as derrotas acachapantes que tem sofrido.

A saída de Appel é apenas a primeira, e outros diretores, chefes e jornalistas, se necessários, deverão ser dispensados. Hoje, a situação da TV Bahia é considerada a mais crítica, já que Salvador é uma praça importante na média do Painel Nacional de Televisão (PNT).

Em novembro, a emissora perdeu, de segunda a sexta, para a RecordTV Itapoan, canal próprio da RecordTV na capital baiana, na média entre 7 da manhã e 4 da tarde, algo que está acontecendo desde janeiro deste ano.

Os auges da derrota para a concorrente são com os programas locais Bahia no Ar, apresentado por Jéssica Senra, e Balanço Geral BA, ancorado por José Eduardo, o Bocão. Mas atrações nacionais como Fala Brasil, Hoje em Dia e a reprise da novela Ribeirão do Tempo também lideram.

A TV Bahia/Globo também perde para programas da TV Aratu/SBT, atualmente terceira colocada na média, mas a melhor afiliada nacional do SBT no Ibope. Atrações locais como QVP, Se Liga no Pida e Chegue Mais, além dos nacionais Cine Espetacular e Sábado Animado também beliscam o primeiro lugar.

Hoje, o único noticiário local da TV Bahia que não perde a liderança em nenhum minuto é o noturno BATV, exibido entre a novelas das 18h e o Jornal Nacional. O Jornal da Manhã BA e principalmente o Bahia Meio Dia não conseguem segurar o primeiro lugar com tranquilidade.

A má fase local prejudica programas nacionais da Globo. Atrações como Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar, Encontro com Fátima Bernardes, Jornal Hoje, Vídeo Show e É de Casa não conseguiram ficar em primeiro lugar em Salvador ainda este ano.

Fátima Bernardes é o caso mais simbólico. A ex-âncora do Jornal Nacional fica em terceiro lugar em vários dias, perdendo para RecordTV Itapoan e TV Aratu/SBT com muita frequência.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade