Veja 10 trilhas sonoras de animes que vão te levar de volta ao passado

Publicado em 26/11/2017

Conhecidos como animes, os desenhos animados japoneses são de muito tempo uma realidade na televisão brasileira. Os primeiros títulos desembarcaram na década de 60 e, de lá para os dias atuais, esse importante produto da cultura do Japão passou por diversas fases, altos e baixos.

Foi a extinta TV Manchete a emissora responsável por dar uma grande visibilidade aos animes. Ainda na década de 80, quando a programação infantil ganhou grandes investimentos dos canais de televisão, os desenhos japoneses ganharam espaço na grade de programação da rede.

Veja também: veja 10 aberturas de novelas mexicanas que você vai amar

E se no começo, os animes eram apenas uma aposta barata e complementar do leque de programas, com o tempo, eles construíram uma considerável base de fãs e enfrentaram, de igual para igual, os desenhos americanos e europeus, por exemplo.

Uma das estratégias dos distribuidores e veiculadores dos animes foi justamente traduzir o tema de abertura, aproximando o produto à cultura local. Várias canções ganharam versões em português, o que, de fato, permitiu ao público geral se identificar com a exótica narrativa japonesa.

A partir disso, o Observatório da Televisão apresenta algumas das canções de abertura, em português, que cativaram o público e até marcaram gerações.

Heidi – exibida inicialmente pela Rede Tupi, nos anos 70, o anime conta a história de uma menina órfã, que vai viver com o avô nos Alpes Suíços. A abertura é um clássico para quem acompanha as transmissões do extinto canal.

Fly, o pequeno guerreiro – já no início dos anos 90, esse se tornou um dos queridinhos da garotada. O roteiro é bastante clássico, daqueles que abordam a luta do bem contra o mal. A abertura é ainda lembrada por muitos.

Os Cavaleiros do Zodíaco – um dos mais potentes animes exibidos no Brasil, este definitivamente atravessou gerações. Impactou o público infanto-juvenil e deu ótimo destaque à Manchete. O tema musical emociona porque traz ótimas recordações.

Pokémon – este é um dos maiores fenômenos da produção audiovisual japonesa no Brasil. Encantou no final dos anos 90, na Record TV, e continua chamando atenção. A música de abertura é incrivelmente saudosa.

Digimon – resposta eficiente da Globo ao sucesso de Pokémon, este se tornou um clássico no início dos anos 2000. A canção de abertura, curiosamente, tem Angélica cantando, o que pode ter dado ainda mais brasilidade para a produção.

Dragon Ball Z – este é um dos mais poderosos animes, levados ao ar na TV brasileira, de todos os tempos. Com sucesso na Band e na Globo, essa temporada tem uma das melhores aberturas em português. Nostalgia pura.

Dragon Ball GT – muita gente ainda se lembra dessa série que chegou ao Brasil ainda na primeira metade dos anos 2000. Na cola da saga Z, essa foi uma temporada muito bem-sucedida. Confira o tema de abertura.

Sakura Card Kaptors – sucesso, principalmente, entre o público este anime teve sua força da década passada, quando foi exibido pela Globo. Sakura era carismática e o tema de abertura marcou muitos telespectadores.

Hamtaro – com um dos temas de abertura mais ritmados, esse anime foi sucesso no Brasil através da Globo. A exibição aconteceu no início de 2003, ganhando popularidade entre os telespectadores.

Beyblade – outro anime popular entre a garotada nos anos 2000. Uma febre absoluta entre os estudantes nas escolas, por exemplo. Potente, a música de abertura transporta você para aquela época, definitivamente.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade