Demissões esperadas e mudanças importantes: o dia de cão no esporte da Globo

Publicado em 17/10/2017

Nesta terça-feira (17) o dia foi de cão no esporte da Globo. Como parte do processo de integração entre todas as mídias do jornalismo, algo que também acontece em outras editorias, a emissora fez uma limpa em seu departamento de esportes.

Ao todo, foram dispensados cerca de 20 pessoas, entre repórteres da Globo e do SporTV, além de jornalistas do site de esportes da emissora. Entre os demitidos estão nomes como Vanessa Riche, lendária jornalista do SporTV, com mais de 15 anos de casa.

Veja mais: Globo leva multa de Instituto e da Justiça por uso indevido de área de proteção ambiental

Outro nome dispensado é Luiz Ademar, jornalista que sempre comenta jogos de times paulistas no Premiere, e que participava frequentemente do Seleção SporTV, comandado por Marcelo Barreto no horário do almoço.

Na Globo, o nome mais conhecido é Luciana Ávila, ex-apresentadora do Esporte Espetacular e que estava na Globo há muito tempo. Nos últimos tempos, Ávila era repórter dos clubes cariocas.

Outro nome de destaque, mas fora do ar, é o de César Seabra. César estava no Grupo Globo há 30 anos, e dirigiu a editoria Rio, foi chefe de escritório da Globo News nos Estados Unidos, e em 2011, foi para o esporte, onde foi diretor de esportes de toda a rede. Desde 2016, era diretor de esportes da emissora em São Paulo.

No calor das emoções, alguns nomes de demissões surgiram, como Carlos Cereto, Renato Peters e Marco Aurélio Souza. O Observatório da Televisão confirmou com fontes que os três continuarão na Globo. Peters, inclusive, teve de tranquilizar a família que ficou em pânico com a notícia de sua “dispensa”. Ele pensa em processar jornalistas que noticiaram sua demissão. Ele cobriu o Corinthians nesta terça (17) para o SP2, apresentado por Carlos Tramontina.

Cereto é substituto direto de André Rizek no matinal Redação SporTV, um dos mais elogiados programas esportivos do Brasil. A reportagem tentou contato com ele para tentar um pronunciamento, mas até o fechamento desta matéria, Carlos não respondeu as nossas mensagens.

O fato é que novas demissões estão sendo esperadas ainda para este ano – as de hoje já estavam sendo previstas para muitos, já que as mudanças no comando do esporte na Globo começaram no ano passado.

Na redação da Globo e do SporTV, existe a certeza que elas não irão parar, pelo menos enquanto o projeto de integração continuar – ele deve ser finalizado apenas em 2018. Este projeto é liderado por Roberto Marinho Neto, herdeiro da Globo que é o novo mandatário do esporte no canal.

Em comunicado, a Globo não fala em nomes e em números, e explica as dispensas como forma de promover mais sinergia entre as redações.

“Desde outubro de 2016, quando a área de Esportes passou a atuar em um novo modelo organizacional, trabalhamos intensamente para implementar uma estrutura funcional ainda mais dinâmica. O projeto como um todo não nasceu com o objetivo de cortar pessoas e sim de rever a forma de atuação das diferentes áreas que atendem ao Esporte, criando uma visão sinérgica. Houve ajustes em função do desenho integrado ideal e uma readequação dos cargos, respeitando o os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais. Todos os funcionários de Esportes já fazem parte de uma estrutura integrada, subordinada à direção de Esportes do Grupo Globo. Haverá uma readequação dos cargos, respeitando os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais”, diz a Central Globo de Comunicação.

Os nomes dispensados são os seguintes:

Globo: Luciana Ávila, Claudio Schwab, César Seabra, Cláudio Moraes, Rosane Araujo e Carla Canteras.

SporTV: Norton Marcon, Mariana Brochado, Pedro Motta, Alfredo Taunay, Vanessa Riche, Luiz Ademar, Chafi Haddad, Marcelo França, Rivelino Teixeira, Idival Marcusso, Bianca Junqueira, Renato Matte, Marcos Carvalho e Joyce Brune.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade