Por que as novelas de época fazem tanto sucesso?

Publicado em 30/09/2017

Novelas como Eta Mundo Bom, Escrava Mãe (Record) e Novo Mundo são exemplos recentes de que tramas de época possuem uma fórmula de sucesso. Os folhetins desse gênero, especialmente da Globo, são sempre bem recebidos pelo público. Desta vez, a emissora tenta emplacar Tempo de Amar e, até o momento, tem segurando os índices de sua antecessora. Afinal, por que as novelas de época fazem tanto sucesso?

De acordo com a pesquisadora Ligia Lemos, do Núcleo de Pesquisa de Telenovelas da Universidade de São Paulo (USP), consultado pelo site IG, as novelas de época criam uma conexão emocional nos telespectadores.Dependendo da época, as pessoas se identificam, constroem essa identidade, passam a se ver como povo, existe um discurso cultural. Assim, o público tem contato com algo mais sensível aquela identidade, com modelos de família ideal, sociedade ideal, fatores que levam a refletir e a pensar”, disse.

Os hábitos, costumes e figurinos diferentes também são elementos que chamam a atenção do telespectador, segundo a pesquisadora. “A questão da memória é muito importante, tanto a que construímos como povo e passamos a ter a ideia de como foi determinado acontecimento até a construção da nossa própria memória na atualidade, como construção de identidade”, afirmou à publicação.

Para ela, os romances impossíveis, geralmente adaptados da literatura, engajam os telespectadores na história. “O romance é muito querido do publico desde a literatura porque quando você envolve as questões românticas é sempre o tema que atrai. Toda pessoa humana tem esse tema pra si, algo de ‘Romeu e Julieta’. O romance, o casal que passa por dificuldades é um clássico da telenovela, especialmente da novela de época”, pontuou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade