25 anos do Casseta & Planeta; relembre o humorístico que fez enorme sucesso na TV

Publicado em 28/04/2017

Há 25 anos estreava pela Rede Globo um dos humorísticos mais icônicos e consagrados da nossa TV: o Casseta e Planeta, Urgente!.

Criado em 1978 por um grupo de amigos liderado por Helio de la Peña e Marcelo Madureira, o projeto começou como um fanzine de humor chamado Casseta Popular. Dois anos mais tarde, foi transformado em tabloide — após a entrada do Bussunda (1962/ 2006) e Cláudio Manoel.

Pouco tempo depois, o jornal que era distribuído em bairros e bares foi transformado em revista. O objetivo era somente um: fazer humor acerca de temas do cotidiano.

Beto Silva e Hélio de la Peña
Beto Silva e Hélio de la Peña em matéria levada ao ar Foto Divulgação TV Globo

Na TV

Nos anos 80 o trabalho ganhou força e foi transformado em discos, shows, livros e até filme. No finalzinho daquela década, a Globo convidou a equipe para ficar responsável pelo TV Pírata.

O primeiro contato da trupe em frente às câmeras foi somente em 1990 após um teste da emissora carioca, que resolveu modificar a cobertura do carnaval dando mais humor e diversão. Após o projeto, foram convocados para comandarem o programa Doris para Maiores, apresentado por Doris Giesse  — a atração chegou ao fim um ano depois.

Em 1992, a Globo resolveu apostar mais uma vez no grupo e lançou o clássico humorístico Casseta & Planeta, Urgente!. Com Kátia Maranhão, Hubert, Reinaldo, Beto Silva, Marcelo Madureira e Claudio Manoel, o programa dirigido por José Lavigne reuniu política, jornalismo sensacionalista e o tradicional humor.

Casseta e Planeta
Elenco caiu nas graças do público Foto Divulgação TV Globo

Maria Paula entrou para a equipe do programa 2 anos após sua estreia no canal dos Marinho substituindo Kátia. Com sua agilidade ao fazer humor, a ex-VJ caiu nas graças do público e se tornou a queridinha entre os colegas da atração.

18 anos depois, após uma série de incontáveis de sátiras e personagens baseados em tramas que estavam no ar, o programa semanal foi extinto, voltando em 2012 para uma temporada de despedida.

bussunda
Humorista deixou saudades Foto Reprodução Web

Curiosidades: Em 2006, durante a cobertura da Copa do Mundo na Alemanha, Bussunda faleceu de infarto após ter passado mal. Ele e sua equipe estavam no país gravando reportagens para a atração global.

Após o fim da atração, Maria Paula, formada em Psicologia, mudou-se para Brasília e no ano passado foi convidada pela Band para comandar o jornalístico A Liga.  Já Hubert virou colunista do site O Antagonista junto com Marcelo Madureira.

Reinaldo foi contratado pela Folha de São Paulo para escrever uma coluna e Beto Silva atualmente escreve um livro. Por fim, Claudio ganhou um programa na Rádio Globo e se prepara para estreia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade