Novela portuguesa com elenco brasileiro é alvo de protesto; saiba o motivo

Publicado em 09/02/2017

O folhetim português Ouro Verde, transmitido pela TVI, que conta com atores brasileiros no elenco, está sendo alvo de protestos, segundo informou o site Jornal de Notícias, do país europeu.

Conforme publicação do portal, pessoas que sofrem de Doença de Crohn, uma patologia inflamatória do intestino, estão reclamando da forma como o problema está sendo abordado na TV. A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) afirmou que o assunto está sendo tratado de forma incorreta.

“Em vez de estar a ser feito um trabalho meritório e correto, que poderia estar a contribuir para acabar com a iliteracia em saúde junto dos portugueses, relativamente às doenças inflamatórias do intestino, a TVI está a incorrer em erros terríveis, clínica e cientificamente, que só vão contribuir para aumentar o estigma e a falta de informação da população sobre a doença”, afirmou a APDI, que enviou carta à TVI e se disponibilizou a ajudar os responsáveis pela novela a entenderem melhor a doença.

A vice-presidente da direção da APDI, Cândida Cruz, ainda afirmou: “Segundo os nossos sócios, a patologia em questão é apresentada na novela em causa como uma doença psicossomática, para a qual é aconselhado o uso de calmantes. Tal referência está absolutamente incorreta e errada”.

A TVI afirmou ao Jornal de Notícias que “Ouro Verde é um produto de ficção que não se destina a servir de veículo de divulgação de informação científica”. E também destacou que a situação vivida na trama pela personagem Mônica Ferreira da Fonseca “foi inspirada num caso real, pelo que, podendo não ser a situação mais normal, é ainda assim plausível”.

Na história, Mônica é interpretada pela atriz Sílvia Pfeifer. Além dela, também estão no elenco outros brasileiros, como Zezé Motta e Gracindo Júnior.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade