Aguinaldo Silva faz críticas a autores de novelas e desabafa: “Estamos em crise”

Publicado em 29/12/2016

Aguinaldo Silva fez um desabafo em seu site pessoal sobre a atual situação das novelas brasileiras. No momento, as tramas da Globo estão com dificuldades de alcançar índices expressivos de audiência como, por exemplo, A Lei do Amor.

“Das novelas eu diria o quê? Diria que nós, autores, estamos em crise, e o motivo dessa crise é que a novela passou a ter vergonha de suas origens – o folhetim – e quis desesperadamente se tornar outra coisa. E novela, quando não é folhetim, não é mais novela e, portanto, não funciona. Novela temática, ou política, ou o raio que a parta, pode estar cheia de boas intenções, mas não engana o telespectador, que vê nelas intenções outras que não apenas diverti-lo e, como tem o controle remoto sempre à mão, vai buscar diversão em outra parte”, desabafou o dramaturgo.

Autor de Senhora do Destino, uma das tramas que marcou a sua carreira como dramaturgo, Aguinaldo sugeriu soluções, mas fez um alerta: “Do que precisamos então? De uma velha e boa novela à moda antiga, sem vergonha de ser o que é: louca, sempre no limite, sem medo de ser ridícula, enfim… Completamente desvairada. Não sei se ainda teremos isso algum dia, mas eu torço para que tenhamos sim. Porque, se as novelas continuarem como estão, sérias, sisudas, vazias de som e fúria, mas cheias de significados, bem, escrevam aí nos seus caderninhos o que vou lhes dizer agora… Elas acabam”.

O Sétimo Guardião é o próximo desafio de Aguinaldo Silva para 2018. No elenco, estão para ser confirmados Chay Suede, Marina Ruy Barbosa e Lília Cabral.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade