RedeTV News mostra o segredo da Suécia no combate à corrupção

Publicado em 13/05/2016

No crí­tico momento polí­tico do Brasil, o RedeTV News mostra que viver num país sem corrupção é, sim, algo possível. Luciano Jr, correspondente da emissora na Europa, vai até a Suécia para revelar os segredos do paí­s em que falar de política é falar de transparência.

Em duas reportagens especiais, que irão ao ar nesta sexta (13) e sábado (14) no principal telejornal da RedeTV!, o telespectador poderá conferir o sistema igualitário sueco, em que autoridades abrem mão de privilégios e regalias e convivem sem distinções com os cidadãos comuns.

O enviado especial visitou o Parlamento da Suécia e foi recebido por líderes da oposição e do governo, acompanhando de perto as enormes diferenças em relação ao Brasil nos quesitos carros oficiais, funcionários, verba de gabinete, imóveis funcionais, entre outros.

Luciano Jr. mostra que por lá o polí­tico é rigorosamente monitorado por seus eleitores e que a mais simples infração, como comprar uma barra de chocolate utilizando o cartão de crédito funcional, pode se tornar um escândalo e resultar na perda de mandato.

O paí­s europeu possui quase 10 milhões de habitantes, dos quais dois milhões residem em Estocolmo, centro do poder polí­tico e econômico. A Lei de Transparência sueca é a mais antiga do mundo, mas nem sempre funcionou como deveria. A reportagem também aborda como ações importantes na educação e na conscientização de princípios, regras e valores foram fundamentais para a Suécia, que já figurou entre os países mais pobres e corruptos do mundo.

Com apresentação de Amanda Klein e Sergio Cursino, o RedeTV News vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h15, e aos sábados, às 21h30.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade