Os Dez Mandamentos tem vantagem contra SBT; Prova de Amor lidera
Os Dez Mandamentos (RecordTV/Divulgação)

A Record não quer perder tempo e tem explorado todas as possibilidades de auferir lucro com o sucesso de Os Dez Mandamentos. A novela, que inicialmente teria apenas uma edição, conquistou altos índices de audiência e foi esticada em sua primeira temporada.

Depois, a novela bíblica deu origem a um filme derivado, que bateu recordes de bilheteria, antes da estreia da segunda temporada de Os Dez Mandamentos na televisão. Produtos licenciados como jóias, CDs, DVDs e Bíblias foram lançados com a marca e agora a Record pretende transformar a obra em teatro musical.

A emissora não deixa de estar certa em aproveitar a oportunidade e faturar alto com seu produto, mas por outro lado, o excesso de Os Dez Mandamentos, vai produzir uma onda de esgotamento da marca, gerando rejeição no público que fica ultrapassado de tanto ver e ouvir sobre a obra.


Não é a primeira vez que a Record faz isso, com a novela Mutantes aconteceu algo parecido, mas em menor grau. A novela, que também foi pensada para ter apenas uma edição, fez um tremendo sucesso e ganhou uma segunda temporada, que aos poucos foi perdendo o fôlego.

No SBT também acontece esse esgotamento, o canal de Silvio Santos espremeu e continua espremendo até a última gota de Carrossel. O sucesso da novelinha gerou centenas de produtos licenciados, shows pelo Brasil, filmes no cinema, série derivada, desenho animado e por ai vai.

Resta saber até quando isso vai durar. A julgar pela história não será por muito tempo.