Confira a sinopse completa de Os Dez Mandamentos – Nova temporada

sinopse os dez mandamentos nova temporada

Em Os Dez Mandamenntos – Nova Temporada, Moisés (Guilherme Winter) libertou seu povo do Egito e agora enfrenta um novo desafio: conduzir milhares de hebreus pelo deserto rumo à Terra Prometida.

Mas, para chegar a Canaã, eles precisam atravessar uma região habitada por reinos inimigos, que temem que o povo do Deus de Israel invada suas terras. Além disso, apesar de todas as maravilhas que testemunharam, ainda há hebreus que duvidam e, ao primeiro sinal de dificuldade, murmuram, reclamam e conspiram contra Moisés, tornando sua tarefa ainda mais árdua.
O desafio de nosso herói é transformar os hebreus numa nação santa e poderosa e vencer os povos inimigos que tentarão destruí-los para impedir que cheguem até Canaã – a Terra Prometida.

A História continua…


Ao descer do Monte Sinai com as tábuas da Lei, Moisés encontra o povo adorando o Bezerro de Ouro. Enfurecido com a falta de fé dos hebreus, ele quebra as tábuas e os exorta a fazer uma escolha: aqueles que forem do Senhor, que se coloquem ao seu lado. Naquela noite perecem os que cometeram o pecado da idolatria e não se arrependeram.

Deus chama novamente Moisés ao cume do monte Sinai e escreve, mais uma vez, os dez mandamentos. Moisés retorna ao povo com a Lei do Senhor e os convoca a construir o Tabernáculo que abrigará Sua presença santa e será usado para os rituais sagrados.

A construção dessa grande obra envolve todo o povo e alguns são nomeados por Deus que lhes confia tarefas especiais. O Senhor os enche com Espírito de sabedoria e os capacita, assim como inspira homens e mulheres de todo Israel para a obra que deverá ser realizada.

Arão (Petrônio Gontijo) é escolhido como Sumo-sacerdote e seus filhos como Sacerdotes para serem os líderes espirituais do povo.

Outros Reinos

A notícia de que o Deus dos hebreus dizimou de forma sobrenatural o exército egípcio, o mais poderoso da época, assim como os ajudou a derrotar os amalequitas, corre solta pela região e aflige os governantes de outros povos.

O reino de Moabe, rico e influente, notório aliado de Midiã, temendo que suas terras sejam invadidas pelos hebreus, trama para realizar uma aliança com Moisés a fim de neutralizar a ameaça.

Moabe é um reino idólatra, com práticas abomináveis de rituais pagãos, como o sacrifício de crianças.

Os cruéis soberanos de Moabe – Rei Balaque (Daniel Alvim) e Rainha Elda (Francisca Queiroz) – usarão de todas as artimanhas possíveis para alcançar seus objetivos e, para isso, contam com a ajuda do feiticeiro Balaão (Leonardo Vieira), renomado por seus poderes, entre eles a hipnose.

Jetro (Paulo Figueiredo), o sogro de Moisés, será envolvido em suas tramas com consequências terríveis para ele e sua família.

As irmãs de Zípora (Giselle Itié) – Adira (Rayana Carvalho) e Betânia (Marcela Barrozo) – sofrerão arduamente com as ações de Balaque.

Betânia permanece coagida em Moabe a fim de tentar reparar um grande erro de seu passado, enquanto Adira sofre um triste destino, separada de todos, de seus filhos, indo parar no Reino dos Amorreus.

As duas mulheres terão suas vidas despedaçadas enquanto servem de joguetes nas mãos dos poderosos que temem o avanço dos Filhos de Israel na região do Sinai.

Enquanto isso, no acampamento hebreu…

Moisés e Zípora, agora mais maduros, formam um casal feliz e apaixonado. Zípora é a companheira ideal, sempre apoiando o marido em seus desafios.

Joquebede (Denise Del Vecchio) está sempre presente, com sua sabedoria e seu coração amoroso, cuidando de sua família. Seu maior desafio será Miriã (Larissa Maciel) que, amargurada por suas decepções amorosas, entrará em conflito com Zípora e será punida por Deus por sua falha.

Arão, que agora tem seus impulsos domados e está pronto para assumir sua grande responsabilidade como Sumo-sacerdote, será o braço direito de Moisés.

Entre os desafios de Arão, está o amor proibido de Nadabe (Marco Antonio Gimenez) e a fragilidade de personalidade de Abiú (Daniel Siwek), seus filhos. Arão terá que guiá-los a fim de que sejam dignos da tarefa que Deus lhes confiou, mas não será fácil.

Além disso, Arão, depois de se fechar para o amor após a morte de Eliseba (Gabriela Durlo – 1ª.temporada), tem seu coração tocado novamente por uma bela jovem. Mas Joana (Rayanne Morais) é uma moça revoltada e tem sua fé obscurecida pela dor da perda de seus pais. Será um longo caminho até que o amor dos dois possa florescer.

Josué (Sidney Sampaio) e Ana (Tammy Di Calafiori), após superarem alguns obstáculos, finalmente vivem seu grande amor e se casam. Ele é o grande general de Moisés e tomará a frente em diversas ocasiões, fazendo o necessário para proteger seu povo, segundo as ordens de Deus e de Moisés.

Na nova temporada, vamos conhecer alguns hebreus que estavam no meio da multidão que partiu do Egito, mas que só agora terão suas histórias reveladas.

Além disso, novos dramas e desafios serão apresentados aos antigos personagens.

Nessa nova temporada, veremos episódios bíblicos inéditos da saga desse povo como as serpentes abrasadoras, os doze espias, guerras, a Rebelião de Corá, o massacre dos midianitas, entre outros.

Às portas de Canaã…

Chegando o tempo em que os filhos de Israel entrarão em Canaã, Deus pede a Moisés que consagre Josué, homem em que há o Espírito do Senhor, como seu sucessor na frente de toda a congregação.

Moisés chama Josué e lhe diz na presença de todos os filhos de Israel: “Seja forte e corajoso, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e você os fará herdá-la. O Senhor é quem vai adiante de ti: Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará, não temas, não te atemorizes”.

Concluída a sua missão de libertador do povo de Israel, Moisés entrega o livro da lei para Josué e canta lindamente sobre a misericórdia, fidelidade e justiça de Deus, louvando e glorificando o Senhor. Então, ele sobe no alto de um monte nas campinas de Moabe e se emociona ao ver toda a extensão da terra prometida.
E ali mesmo morre Moisés, servo do Senhor, sendo sepultado pelo próprio Deus. Ninguém sabe até hoje o lugar de sua sepultura. Sabemos, porém, que o arcanjo Miguel luta com o diabo pelo seu corpo.

Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse falado face a face. Nunca mais se viram tantos prodígios e maravilhas como os que foram feitos na terra do Egito e nos quarenta anos em que o povo esteve no deserto. Nunca mais Israel viu tão grandes e terríveis feitos como os que foram operados por Moisés diante de toda a congregação por inspiração e poder de Deus.

Os filhos de Israel choram sua morte por vários dias. E só então, guiados por Josué, os israelitas finalmente dão os primeiros passos na tão sonhada e esperada Terra Santa.

Outros tantos desafios aguardam o povo na conquista de Canaã agora sob o comando de Josué, o novo líder escolhido por Deus.