Os filmes que influenciaram a moda masculina

Publicado em 06/02/2016

Figurinos fazem a cabeça do público

Moda e cinema sempre andaram juntos, sendo comum presenciar as pessoas copiando os figurinos de personagens.

Desde os anos 40 o cinema é um influenciador, mas teve bem mais força na influência à moda a partir dos anos 50. Quem nunca quis se vestir tão elegante como Blaine de Casablanca ou bem descolado como Maverick de Top Gun? Confira a lista a seguir de filmes que foram ícones para a moda masculina:

Casablanca – 1942

O filme narra a história de um romance em Casablanca com Rick Blaine (Humphrey Bogart).

Do personagem de Bogart, destaca-se o terno branco e o trench coat, que influenciaram muito a moda, deixando um tom mais simples e funcional, típico da época. O chápeu fedora (o mesmo ilustrado na foto) era um item quase obrigatório no look masculino. Versátil e durável, o chapéu fez um grande sucesso e, com certeza, teve uma grande ajuda do personagem de Bogart para se popularizar.

casablanca

Juventude Transviada – 1955

O filme conta a história de Jim Stark, um desordeiro que se envolve com Judy.

Se Blaine de Casablanca tinha um aspecto mais formal e simples dos anos 40, foi com Marlon Brando e James Dean que esse aspecto foi colocado um pouco de lado. Peças como camisas xadrez,  jaqueta de couro, calça jeans e camiseta branca ganharam um ar mais jovem e rebelde. Tudo isso estava presente no filme Juventude Transviada.

Juventude

Os Embalos de Sábado à Noite – 1977

O filme fala do dançarino Tony Manero (John Travolta), que vence um concurso de dança, mas acha que apenas por ser latino.

O personagem de Travolta marcou época com seu cabelo cheio de brilhantina, topete e terno branco, além do brilho nas roupas. Essas características eram muito fortes nos anos 70 e, além disso, bigodes e costelas faziam um tremendo sucesso. Camisas com muitas estampas e cores chamavam a atenção. Além das “peças únicas”, como os famosos macacões (homens e mulheres usavam), eram muito comuns nessa época.

Sabado

Gigolô Americano – 1980

O drama conta a trajetória de Julian Kaye (Richard Gere), um dos mais conhecidos gigolôs americanos.

O personagem influenciador é Julian, cujas roupas foram assinadas pelo estilista Giorgio Armani, prevalecendo os ternos cinzas e beges. Esse era um estilo mais formal e destinado ao trabalho dos anos 80. Peças como colete de lã, mocassim e suspensório faziam bastante sucesso entre os workholics.

Gigolo

Top Gun – Asas Indomáveis – 1986

O filme conta a história de Maverick (Tom Cruise), piloto americano de caça que é selecionado para o concurso Top Gun.

O personagem influenciador é Maverick, que fez história com seus óculos escuros no estilo aviador, além das jaquetas marcantes. Destacam-se no estilo mais despojado as calças jeans, coletes, camisas com estampa e um tênis all star. Tudo isso compunha um look básico e descolado. Maverick representa muito bem a moda da época dos anos 80.

Top Gun

Alfie – 2004

O filme conta a história de Alfie (Jude Law), um conquistador que pula de cama em cama com grande facilidade.

O personagem de Jude Law, que usa tanto ternos, quanto looks casuais (com direito até a cachecol), reflete o novo padrão de moda masculina. Se antes havia preconceito com algumas peças de roupas, Alfie faz questão de quebrar esses paradigmas. Por exemplo, em uma passagem do filme, Alfie diz “homem que é homem tem coragem de suar camiseta rosa”. Inclusive, Alfie inspirou uma loja nos Estados Unidos a criar um departamento inspirado nele.

Alfie

O Grande Gatsby – 2013

O filme conta a vida de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), milionário que se interessa por uma mulher comprometida, Daisy Buchanan.

Os looks masculinos da Book Brothers são o grande foco do filme. Os personagens, inspirados na década de 20, esbanjam luxo e sofisticação. O sucesso foi tão grande que até foi lançada uma coleção inspirada nos figurinos do filme. As bengalas, os ternos brancos, os sapados luxuosos e os suéteres são muito bem utilizados durante o filme.

Gatsby

Kingsman – 2015

O longa conta a história de um espião (Collin Andrew Firth) que treina um garoto rebelde para a espionagem.

O que dizer de um filme que está na tradicional Savile Row? Pois é, este é o cenário de moda masculina do filme Kingsman. Os figurinos são assinados pela figurinista Arianne Phillip e o longa conta com vários ternos maravilhosos.

Kingsman

Fonte: Combo Multi Claro

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade