Filó protagoniza documentário sobre a tragédia em Mariana – MG

Publicado em 08/02/2016

Longe das telinhas desde o início dos anos 2000, a personagem Filomena, ou Filó, interpretada pela atriz e humorista Gorete Milagres volta à cena ao protagonizar um documentário sobre a tragédia em Mariana, Minas Gerais, ocorrida em 2015.

No começo de janeiro, ao lado do premiado fotógrafo italiano Domenico Pugliese, em passagem pelo Brasil para uma campanha publicitária, Gorete decidiu percorrer o trajeto da lama. Inicialmente, a ideia era apenas registrar imagens da maior catástrofe ambiental brasileira. Para proporcionar algum alento às comunidades atingidas pelo desastre, a atriz decidiu levar na bagagem o figurino de sua personagem mais famosa, a doméstica Filomena.

Após percorrerem as diversas cidades cortadas pelo Rio Doce e atingidas pela lama, Gorete e Domenico decidiram transformar as fotos em um documentário de 19 minutos, que mostra como a região afetada pela lama da mineradora Samarco está após dois meses do ocorrido.

Com o título de Rio Doce – 60 dias, o documentário traz com humor, mas muita seriedade, a realidade pós tragédia e já chama atenção internacional. O vídeo será exibido em Nova York pela Da Terra Brasil Foundation, organização sem fins lucrativos, dedicada a arrecadar fundos para assistência e desenvolvimento de projetos sociais no Brasil.

Assista:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade