Silvio Santos completa 85 anos, relembre a história do comunicador

Publicado em 12/12/2015

Silvio Santos completa 85 anos no sábado (12), hoje é considerado a maior personalidade brasileira e a mais admirada. Dono de uma fortuna que gira em torna de R$ 3 bilhões. Seu patrimônio inclui, o Grupo Silvio Santos que faz parte a Jequiti Cosméticos, o SBT e a Tele Sena. Atualmente é um dos homens mais poderosos do Brasil, mas sua vida não foi fácil no ínicio.

Aos 14 anos começou a trabalhar como camelô no Rio de Janeiro, ao lado do seu irmão Leon, porém trabalhava apenas 40 minutos por dia, já que esse era o horário de almoço dos fiscais, assim para evitar a fiscalização trabalhava nesse curto período. Na época, o principal produto vendido por Silvio Santos eram capas para título de eleitor, já que o Brasil passava por um processo de redemocratização.

A voz de Silvio Santos era algo que chamava atenção, enquanto anunciava os produtos que vendia, assim foi chamado para participar de um concurso em uma rádio do Rio de Janeiro, conseguiu vencer o concurso e desbancou nomes como Chico Anysio. Foi convidado para trabalhar na rádio, porém como faturava mais como camelô, acabou voltando para antiga profissão.

Silvio Santos na Globo

Posteriormente mudou-se para São Paulo e voltou a trabalhar em rádio. Não demorou muito para entrar na televisão. Iniciou sua carreira na TV Paulista, passou pela TV Tupi, Globo e Record, porém sempre comprava horários para fazer o Programa Silvio Santos.

Em 1975, o presidente da época Ernesto Geisel outorgou uma autorização para que Silvio Santos passasse a fazer o Programa Silvio Santos no Canal 11 do Rio de Janeiro.

Em 1980 chegou a ter 50% da Record que na época era do empresário Paulo Machado de Carvalho. Em 1981 Silvio Santos recebeu a concessão do Canal 4, onde inaugurou a TVS, que cresceu rapidamente e mais tarde tornou-se o SBT.

Com 34 anos de existência o SBT atualmente é considerada a 2ª maior emissora de televisão no Brasil. O Programa Silvio Santos é o mais antigo programa da emissora que até hoje é  comandado por Silvio Santos. A atração tem quadros simples, mas com todo o carisma e talento do apresentador consegue ficar na vice- liderança. O programa consegue agradar todos os tipos de público, desde crianças, até seu público fiel que são os mais velhos.

Na década de 1990, Silvio Santos era muito criticado por mudar quase que semanalmente a grade de programação do SBT. Programas eram tirados do ar de uma hora para outra e outros eram colocados em horários totalmente diferentes do que estavam, isso era uma estratégia de Silvio Santos para driblar a concorrência e acabou tornando uma marca do apresentador. Na época era o próprio apresentador que comandava todos os ajustes na programação da emissora. Atualmente conta com uma equipe de diretores artísticos e de programação que são responsáveis pela programação da emissora, porém sempre quem dá a palavra final é Silvio Santos.

Em 2008, sua filha Daniela Beyrute foi nomeada diretora artística do canal, cogitando assim uma possível aposentadoria do pai, o que não ocorreu até hoje.

Em 2011, Patrícia Abravanel, uma de suas filhas, estreou como apresentadora, comandando o especial de 30 anos da emissora. Depois ganhou o programa Cante se Puder e hoje apresenta o Máquina da Fama, muitos acreditam que Silvio Santos esteja treinando a filha para ser uma possível sucessora. Patrícia Abravanel herdou o carisma e simpatia do pai.

Silvio Santos foi casado com Maria Aparecida Vieira, que falceu em 1977, o casal teve as filhas Cintia e Silvia Abravanel. Em 1978 casou-se com Iris Abravanel com quem têm as filhas Daniela Beyrute, Patricia Abravanel, Rebeca Abravanel e Renata Abravanel. Todas suas filhas trabalham no grupo Silvio Santos. Cintia dirige o Teatro Imprensa em São Paulo, que é de propriedade de Silvios Santos. Silvia Abravanel é  a diretora do núcleo infantil do SBT e desde julho de 2015 comanda como apresentadora o Bom dia & Cia. Patricia Abravanel é apresentadora do SBT. Rebeca  é a presidente da Jequiti Cosméticos, Renata é executiva do Grupo Silvio Santoos. Iris Abravanel é autora de novelas do SBT, começou na função em 2008, escrevendo a novela Revelação, de lá para cá escreveu e adaptou 5 novelas para o canal.

De fato Silvio Santos pode ser considerado o maior ícone da televisão brasileira de todos os tempos, não há quem não goste do comunicador.

Silvio Santos 3 Pistas com Patricia e Silvia Abravanel

Saiba algumas curiosidades de Silvios Santos:

Silvio Santos tem alergias à perfumes, por isso todos convidados de seu programa são avisados antecipadamente quando vão participar da atração que não usem perfumes no dia da gravação. Curiosamente Silvio Santos é dono de uma fábrica de perfumes, a Jequiti Cosméticos.

O apresentador dispensa motoristas, é ele quem dirige seu próprio carro, porém anda sempre acompanhado de seguranças. Um carro com seguranças vai sempre atrás do carro que ele está dirigindo.

Atualmente o Programa Silvio Santos que tem 04 horas de duração no ar, não é gravada em um único dia, o apresentador grava em dois dias ou mais dependendo da quantidade de quadros que vão ao ar e a quantidades de VTs externos, isso  com objetivo de não tornar cansativo.

Silvio Santos utiliza o mesmo camareiro há anos, o profissional é quem cuida das do apresentador no dia da gravação, ele é muito exigente e gosta de suas muito bem passadas.

Silvio Santos não gosta que ninguém peça emprego a ele, até porque ele não se considera dono do SBT, mesmo sendo, ele se considera um apresentador que é funcionário da emissora. Prefere  reconhecer o talento das pessoas.

Silvio Santos acorda às 5:30 da manhã, costuma ir até seu cabeleireiro Jassa, na Zona Sul de São Paulo. O apresentador utiliza o mesmo profissional há anos, desde quando estava iniciando na carreira. Hoje Jassa além de cabeleireiro é amigo pessoal de Silvio.

Silvio Santos costuma dormir às 22h30, por isso não assiste televisão após esse horário e embora trabalhe e seja dono de televisão, não conhece muito artistas, pois assiste pouco TV.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade