Na Inglaterra, BBQ Champ foi fracasso de público e crítica

Publicado em 11/12/2015

O SBT lança em fevereiro de 2016 a versão brasileira do BBQ Champ, que por aqui vai se chamar BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, com a apresentação de Ticiana Villas Boas e como jurados o chef Carlos Bertolazzi e o especialista em churrasco Rogério de Betti.

Conheça o BBQ Champ, programa que ganha versão brasileira no SBT

A emissora aposta em mais um reality show culinário, depois dos bens sucedidos, especialmente em se tratando de faturamento, Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão e Bake Off Brasil – Mão na Massa.

Mas se levarmos em conta o resultado do BBQ Champ em sua versão original, exibido pela ITV na Inglaterra, não devemos ficar muito animados com o programa. Na terra da Rainha, o BBQ Champ foi um fracasso de público e de crítica, tanto que teve apenas uma temporada de cinco episódios e durou apenas um mês no ar.

A ITV não obteve o resultado esperado com o BBQ Champ e já decidiu que não fará uma segunda temporada. A primeira edição começou em 31 de julho e terminou em 28 de agosto. O competidor Simon Dyer foi o campeão, faturou o título de melhor churrasqueiro e o prêmio de £ 25.000 algo em torno de R$ 150.000 na cotação da época.

A audiência da versão inglesa do BBQ Champ começou com cerca de 2.3 milhões de telespectadores na estreia e no segundo episódio já despencou para 1.7 milhões, caindo ainda mais nas semanas seguintes até chegar a final, segundo dados Broadcasters’ Audience Research Board (BARB).

As críticas ao BBQ Champ também não foram as melhores. O programa foi avaliado como uma cópia do Bake Off e criticado por glamourizar o churrasco.

Leia parte de uma crítica escrita pelo jornalista Sam Wollaston e publicada no jornal The Guardian (tradução livre):

BBQ Champ – “Estamos falando basicamente do The Great British Barbecue -Off”

Mesmo sendo homem e eventualmente fazer churrasco em casa, eu posso garantir que não sou um bom churrasqueiro. Falo isto depois de assitir ao assistir o BBQ Champ (ITV). Os participantes não fazem apenas carnes, mas também todos os acompanhamentos, incluindo as sobremesas

Mas o BBQ Champ é basicamente o The Great British Barbecue-Off, (uma versão do Bake Off) com Myleene Klass no papel Mel’n’Sue e Adam Richman e Mark Blatchford como jurados nos lugares de Paul e Mary.

Cada concorrente tem duas churrasqueiras, uma com uma tampa e um medidor de temperatura a ser usado para defumar a carne, como um forno, o outra para grelhar direto na brasa. Eles têm carvão vegetal e diferentes tipos de aparas de madeira, para dar sabores diferentes ao churrasco, e todas as ferramentas e ingredientes necessários. Coisa que não temos em nossas casas.

E tudo é feito ao ar livre. Eu ficaria constrangido de ter todas essas coisas no meu jardim. Vamos torcer para que, mais tarde no programa, eles sejam enviados para a floresta, com apenas uma lança e uma pederneira para caçarem aquilo que será assado.

Nesse meio tempo, Bake Off começa na próxima semana. Eu não acho que a BBC tem muito que se preocupar com o novo concorrente.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade