O Repórter Record Investigação desta segunda, 30/11,  tem acesso exclusivo à maior penitenciária dos Estados Unidos e mostra como o país controla sua gigantesca população carcerária.

Na Cadeia Cook, em Chicago, estão presos dez mil homens e mulheres, monitorados 24 horas por dia, sete dias na semana. Qualquer deslocamento dentro do presídio é feito por baixo da terra. Um labirinto subterrâneo para garantir que ninguém escape.

A tranquilidade acaba quando explodem as rebeliões. Detentos colocam fogo nas alas e ameaçam usar armas contra os companheiros de cela. A tropa de elite do presídio precisa intervir, antes que a situação fique fora de controle e vire uma tragédia.


Mas a maior ameaça ao funcionamento dessa fortaleza americana é a guerra entre as gangues. Os presos se organizam em grupos que disputam o controle das celas. Nesse confronto diário, é matar ou morrer.

Ao contrário do que acontece no Brasil, os menores infratores podem ir à cadeia nos Estados Unidos. Alguns chegam a ser condenados à prisão perpétua ainda na adolescência. Na Cadeia Cook, há um campo de treinamento para reabilitar os jovens e evitar que eles cometam novos crimes. Mas os adolescentes precisam provar que realmente merecem a liberdade.

O Repórter Record Investigação, comandado por Domingos Meirelles,  vai ao ar segunda-feira, 30/11, à 0h15, logo após A Fazenda