GfK troca diretor e números de audiência do instituto somente serão conhecidos em 2016

GfK troca diretor e números de audiência do instituto somente serão conhecidos em 2016

O GfK teve sua direção geral alterada no Brasil em decisão que foi tomada nesta quinta-feira (05). Com a novidade, os números de audiência dos canais nacionais somente serão conhecidos no ano que vem.

Ricardo Monteiro deixou o posto e será substituído, segundo o colunista Ricardo Feltrin. O executivo, no entanto, segue no instituto, mas como consultor. O GfK destaca que a mudança estava nos planos e que a ideia é buscar um profissional de vendas.

DESABAFO -> “Sinto saudades da TV, mas sei que ninguém vai me ligar”, lamenta Lolita Rodrigues 


Abaixo, a íntegra do comunicado da empresa alemã:

“São Paulo, 05 de novembro de 2015 – Após o bem-sucedido, lançamento do painel de TV da GfK, no início do mês passado, como planejado Ricardo Monteiro passa de diretor-geral a consultor da divisão de Medição de Audiência & Insights, na medida em que o projeto entra em uma nova fase com foco comercial. A GfK nomeará um sucessor orientado para a comercialização do novo serviço.

Stefan Raum, head global de Medição de Audiência da GfK, que tem apoiado o projeto de entrada no mercado brasileiro desde sua criação, continuará dando suporte à equipe local e supervisionará a busca pelo sucessor de Ricardo Monteiro.

Ricardo Monteiro se juntou à GfK com foco na montagem da operação de medição de audiência no Brasil. Sua experiência e seu conhecimento da indústria de mídia a partir da perspectiva dos anunciantes foram fundamentais para o desenvolvimento de um produto adaptado às necessidades do mercado. Como o serviço de Medição de Audiência & Insights da GfK entra em uma nova fase, seu sucessor terá a tarefa de desenvolver o sucesso comercial do serviço, validando a GfK como uma nova moeda para compra e venda de espaço publicitário na TV.

O futuro diretor-geral também continuará a desenvolver o painel online (que medirá o acesso dos consumidores à internet por meio de computadores, tablets e smartphones) e o serviço de medição crossmedia, que integrará os painéis de TV e online na mesma plataforma.

“Somos muito gratos ao Ricardo Monteiro por sua enorme contribuição na montagem e lançamento do nosso painel de medição de audiência de TV”, afirma Stefan Raum. “O lançamento do painel, no início de outubro, foi um marco global para a GfK e o novo diretor-geral guiará a empresa em sua nova fase com foco comercial. Estamos felizes porque Ricardo Monteiro continuará conosco como consultor”.

O painel de audiência de TV da GfK, de 6.000 domicílios, foi montado com base no mais abrangente levantamento socioeconômico feito no Brasil com essa finalidade (67 mil entrevistas), garantindo a representatividade de todas as faixas de público e um alto nível de eficiência e balanço da amostra.

A GfK tem 40 anos de experiência internacional em medição de audiência e está presente no Brasil desde 2002 na área de pesquisa de mercado”.