Diretor diz que acabou a fase em que quase tudo dava certo nas novelas: “Tem que ralar mais”

Publicado em 19/09/2015

Diretor de Verdades Secretas, Mauro Mendonça Filho tratou sobre o trabalho na novela das 23h em entrevista á coluna Outro Canal.

O profissional destacou que foi-se o tempo em que “quase tudo dava certo” na TV. “[Os conservadores] estão saindo do armário, como disse a Fernanda Montenegro. Sou da opinião que para ter uma boa esquerda tem que ter uma boa direita. Para a réplica tem que ter a tréplica. Acho absolutamente normal ter conservadorismo, o público é esse aí mesmo. Mas também vi reações maravilhosas do beijo gay em “Amor à Vida”. Aí você vê que tem gente querendo que a dramaturgia reflita mudanças. E acho que as pessoas estão mais exigentes em relação a temas, conteúdo e narrativa. Acho que durante muito tempo o sistema novela funcionou meio que “quase tudo dava certo”. Agora tem que ralar mais. Tem que pegar o público pela garganta”, disse.

Mauro também revelou qual seu maior desafio no folhetim das 23h: “Mostrar o vício da Larissa [Grazi Massafera] em crack, sim, foi difícil. Ela lá na cracolândia é uma identificação da gente, nós pequenos burgueses lá. Botei pilha para o Walcyr fazer uma cracolândia. E a ideia foi mostrar uma visão de compaixão. Há uma ideia de que viciado em droga é marginal. É uma doença”.

E tratou a respeito de improvisos, já que Walcyr Carrasco é conhecido por não tolerar mudanças em seus textos. “Não acho isso é uma regra. Sou muito fiel ao autor com quem tô trabalhando, às ideias e às cenas dele no texto. Eu não julgo muito. Acho que o público tá cada vez mais exigente com repetições, didatismo. O público quer ir além um pouco. O público melhorou muito nos últimos anos. Qualquer reflexo de programa que não esteja funcionando é de uma mudança que nego tá querendo. Seja para o bem, para o mal, moralista ou não”, afirmou.

SUCESSO! -> Pela primeira vez na história da TV, Os Dez Mandamentos atinge o primeiro lugar com 20 pontos de audiência 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade