Saiba tudo sobre a novela A Regra do Jogo

Publicado em 26/08/2015

No jogo da vida, quais são suas regras? Qual o limite entre o bem o mal? Qual o seu conceito do que é moral ou imoral? Quais são as arbitrariedades que temos que usar em nosso dia a dia? São essas questões que João Emanuel Carneiro quer levantar na sua próxima novela, A Regra do Jogo, no horário das nove, que estreia na próxima segunda, 31 de agosto.

Trama principal

A Regra do Jogo conta a história de Romero Romulo (Alexandre Nero), um ex-vereador do Rio de Janeiro, que é venerado pela população, e mantém uma fama do bem. É, também, dono de uma ONG, que recoloca na sociedade ex-presidiários. Mas, por trás da faceta de bonzinho e de sua ONG, é uma pessoa inescrupulosa e criminosa, que é líder de uma máfia perigosa. Ele começa a novela se envolvendo com Atena Terremolinos (Giovanna Antonelli), uma mulher imoral e estelionatária, que vive de golpes, mas gasta todo em seu dinheiro em roupas, sapatos e joias. Ela esconde o seu nome de batismo, Fracisneide dos Santos, e o seu passado de prostituta.

Assista a chamada de A Regra do Jogo

Romero é pai adotivo de Dante (Marco Pigossi), um policial honesto da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), que vê o pai como um herói, entretanto ele não sabe do caráter negativo do pai.

No meio dessa trama, encontra-se Maria Vitória (Vanessa Giacomo), mais conhecida como Tóia, uma mulher honesta, que mora no Morro da Macaca. Ela é presa injustamente e, nessa ocasião, conhece Romero, que a ajuda se livrar da prisão. Os dois acabam engatando um romance, mas que é logo desfeito, pois ela descobre que ele é comprometido. Esse caso terá muitos obstáculos: Atena, Juliano (Cauã Reymond), um líder comunitário, que, até então, é namorado de Tóia, e Dante, que se apaixona pela amante do pai.

Tóia é filha adotiva de Djanira (Cassia Kis Magro) uma mulher do bem, que também é mãe de criação de Juliano. Ela não vai gostar do envolvimento da filha com Romero, porque ela sabe de todos os segredos dele.

A rivalidade de Romero e Juliano vai muito além de Tóia. Quem também está no caminho deles é Zé Maria (Tony Ramos), um homem misterioso e de passado obscuro, que interfere na vida de muitas pessoas. Ele acabou com a amizade entre Djanira e Adisadeba (Susana Viera), a líder comunitária e rainha do Morro da Macaca.

Zé Maria foi vitima, no passado, por uma armação de Romero e planeja uma vingança contra ele. Quem entra nessa vingança é Juliano, filho de Zé, que foi preso injustamente, também, por uma armadilha de Romero.

Toda essa história será ligada ao fio condutor da trama, que é a redenção de Romero, que se apaixona pela ideia de ser santo por conta da paixão por Tóia.

Tramas paralelas (Coadjuvantes)

Diferentemente de sua última novela (Avenida Brasil), João Emanuel Carneiro apostara um pouco mais em personagens coadjuvantes, mas eles sempre terão uma ligação, mesmo que pequena, com o núcleo principal:

No núcleo paralelo ao principal encontra-se:

MC MERLÔ
Um cantor de funk de basante sucesso no Morro da Macaca. Ele é filho de Adisadeba e vive assediado por suas bailarinas Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Letícia Lima).

FAMÍLIA STEWART (Gibson)
Gibson Stewart (José de Abreu) é um home muito rico e poderoso, que é casado com Nora Stewart (Renata Sorrah). Os dois vivem um casamento não muito bom. São pais de Nelita Stewart (Barbara Paz) e Kiki Stewart (Débora Evelyn). Nelita é uma artista plástica que sofre de transtorno bipolar e vive sendo esnobada pelo pai, mas tratada com muito amor pela mãe. Ela é mãe de Cesário (Jhonny Massaro) e Belisa (Bruna Linzmeyer), com quem não tem uma boa relação.

Kiki Stewart é a outra filha de Gibson e Nora. Kiki foi casada com Romero e adotou Dante, como seu filho. Ela vai forjar um sequestro, para roubar a fortuna da família, e será dada como morta. Tempos depois ela reaparece causando um reboliço.

FAMÍLIA STEWART (Feliciano)
Feliciano Stewart, primo de Gibson, é um ex-rico dono de uma cobertura, que foi a única coisa que sobrou de sua fortuna, no bairro do Flamengo. É um homem de bom coração e de bem com a vida que, apesar de o dinheiro ter acabado, não precisa de mais nada além de seus familiares e agregados por perto. Ele é pai de Vavá (Marcello Novaes), um mullherengo casado com Janete (Suzana Pires) e amante de Mel (Fernanda Souza), Dalila (Alexandra Richter), que é casada com Breno (Otávio Muller) e mãe de Luana (Giovanna Lancelotti) e Kim (Felipe Roque), e Úrsula (Júlia Rabello), uma homossexual namorada de Duda (Giselle Batista).

ORLANDO
Orlando (Eduardo Moscovis) é um farmacêutico, mas, que na verdade, é membro de uma perigosa máfia comandada por Romero. É homossexual enrustido e para isso ele mantém a fama de homofóbico. Ele vai se envolver com Nelita, para poder usufruir o dinheiro do pai dela, Gibson.

Elenco

Além de todos os atores, citados a cima, a novela conta ainda com: Ricardo Pereira, Bruno Mazzeo, Cris Vianna, Monique Alfradique, Paula Burlamaqui, Tônico Pereira, Amauri Oliveira, Carla Cristina, Cristiane Amorim, Danilo Santos, Douglas Tavares, Fábio Lago, Felipe Roque, Glicério do Rosário, Juliano Cazarré, Letícia Colin, Maeve Jinkings, Maria Padilha, Oswaldo Mil, Séfora Rangel e Thaíssa Carvalho.

Missões da novela

A Regra do Jogo tem como premissa duas missões: a primeira é manter o sucesso estrondoso da última novela de João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil. A segunda é alavancar os índices de audiência do horário nobre da Rede Globo, que foi às ruinas com a decadente novela Babilônia.

Trilha sonora

A trilha de A Regra do Jogo vem com muitas músicas e cantores de sucesso como: Juízo Final- Alcione (Tema de Abertura); Coração Selvagem- Ana Carolina (Tema de Tóia e Juliano); Ser Humano- Zeca Pagodinho (Tema de Feliciano); Eu te amo, te amo, te amo- Roberto Carlos (Tema de Atena e Romero); De Ladim- Dream Team do Passinho (Tema de Mc Merlô); Papel de Bobão- Mosquito (Tema de Mel); entre outros.

Caixa Cênica

Querendo uma novela mais “orgânica”, a diretora Amora Mautner traz um novo artifício para A Regra do Jogo: a Caixa Cênica. Trata-se de câmera robôs escondidas atrás de espelhos e outros objetos do cenário, além das seis câmeras no cenário. Com isso, os atores não precisam de marcações na hora de gravar as cenas, trazendo uma naturalidade maior no produto final, que é levado ao público.

A Regra do Jogo será gravada em formato de reality show

Com um elenco de peso, personagens e histórias cativantes e uma direção espetacular, A Regra do Jogo tem tudo para ser um grande sucesso e alavancar a audiência da Rede Globo no horário.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade