SBT grava novelas com grande antecedência; entenda os motivos

Publicado em 20/07/2015

O SBT grava suas novelas com muita antecedência. Chiquititas que termina no início de agosto, encerrou suas gravações no início de fevereiro. As gravações da sucessora de Chiquititas, Cúmplices de um Resgate, teve suas gravações iniciadas no início de fevereiro e quando estrear vai estar com cerca de 06 meses  de capítulo  finalizados.

A emissora possui apenas um estúdio, onde são gravadas as novelas, o estúdio 8, e possui apenas uma cidade cenográfica para gravar sua dramaturgia. Assim precisa esperar as gravações de uma novela  terminar para iniciar  a outra. A equipe de produção das novelas da emissora também é uma só.

O SBT possui espaço físico suficiente para construir novos estúdios e uma nova  cidade cenográfica, porém não quer investir mais. Prefere investir pouco em dramaturgia, mesmo sabendo que produções de novelas, dedicadas ao público infantil, é sucesso de audiência e faturamento. Já que a emissora encontrou seu caminho na  produção de novelas nacionais.

Em 2009, o SBT gravou a novela Corações Feridos, adaptação de uma trama mexicana, e exibiu em 2011, ou seja, o folhetim foi exibido inteiramente já gravado. O que significa um grande risco, já que se o público não se identificar com a história não é possível mexer mais em nada. Corações Feridos foi um grande fracasso de audiência na emissora e não emplacou. Assim o SBT editou praticamente todos capítulos na época para a trama terminar o mais rápido possível.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade