Novelas do SBT custam bem menos e alcançam a mesma audiência que a Record


bastidores-chiquititas

Em televisão gastar mais não significa, necessariamente, render mais, principalmente no que diz respeito a audiência. Exemplo real dessa comparação é o caso Record e SBT, as duas emissoras investem atualmente em dramaturgia, mas a diferença entre os investimentos de uma e de outra emissora é enorme, o mesmo não acontece com a audiência.

Segundo o colunista Flávio Ricco, a Record investe em Os Dez Mandamentos entre R$ 700 e R$ 800 mil por capítulo, já o SBT gasta menos de R$ 150 mil por capítulo, uma diferença gigantesca.


Por outro lado, apesar da Record gastar seis vezes mais do que o SBT em novelas, a audiência de ambas é praticamente a mesma. Chiquititas atualmente marca média de 12 pontos e Os Dez Mandamentos idem. As duas produções se revezam na vice-liderança, assim como a reprise de Carrossel.

Não há dados divulgados sobre o faturamento de cada produção, mas o que se sabe é que as novelas infantis do SBT são uma mina de dinheiro, não apenas com anunciantes, mas também com licenciamentos de produtos. Os Dez Mandamentos já não tem esse apelo comercial, mas também tem seus intervalos comerciais repletos de anunciantes.

Olhando por esse lado, qual seria a explicação para tamanha diferença em investimentos e resultados tão similares e audiência? Qual o segredo do SBT?