Concorrente do Ibope, GfK começa a operar no Brasil

Publicado em 02/04/2015

GFK

A GfK, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado, entrou efetivamente em operação com seu serviço de medição de audiência de TV no país. Seus clientes – Record, SBT, Band e Rede TV! – começam este mês a treinar suas equipes técnicas no uso da plataforma da GfK.

Durante a fase de treinamento, os clientes utilizarão apenas dados fictícios, para evitar interpretações equivocadas dos números reais. A partir de maio, os clientes já trabalharão com dados reais da medição de audiência e do real time rating. A empresa alemã está implementando no Brasil um novo ecossistema com metodologia transparente, tecnologia de ponta e um painel com mais de 6.000 domicílios distribuídos entre as classes A a E – incluindo, pela primeira vez, comunidades.

Conforme previsto, os dados iniciais se referem às regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. O painel completo, que inclui as demais 13 regiões metropolitanas, será disponibilizado ao mercado no início do segundo semestre.

“O início da operação do serviço de medição de audiência no Brasil é um marco para a GfK local e globalmente, pois reforça nossa experiência internacional no setor e nossa presença em um mercado com grande potencial”, afirma Ricardo Monteiro, diretor-geral da unidade de negócios de Medição de Audiência & Insights da GfK no Brasil.

O painel da GfK foi montado com base no mais abrangente levantamento socioeconômico feito nos últimos anos no Brasil com essa finalidade. Foram realizadas mais de 66 mil entrevistas ao longo de oito meses. O painel de televisão foi construído com base no conhecimento da distribuição real da população, cobrindo 90% ou mais do IPC (Índice de Potencial de Consumo) de cada região metropolitana, garantindo a representatividade de todos os targets e um alto nível de eficiência e balanço da amostra. A medição será feita por meio de um people meter de última geração, que considera o conteúdo ao vivo e o gravado em cada mercado e cada aparelho de TV. Além disso, a medição considera cada espectador do domicílio, tanto moradores quanto convidados.

“Estamos implementando no país um moderno sistema que oferecerá aos clientes um retrato representativo, fidedigno e confiável da audiência nas 15 regiões metropolitanas onde atuaremos em um primeiro momento”, explica Ricardo Monteiro.

A GfK também já trabalha em um serviço de medição do consumo de conteúdo televisivo na internet (por computadores, tablets e smartphones). A empresa tem 40 anos de experiência internacional em medição de audiência e está presente no Brasil desde 2002 na área de pesquisa de mercado.

Sobre a GfK

A GfK é uma fonte confiável de informações relevantes sobre os mercados e consumidores, permitindo que seus clientes tomem decisões mais inteligentes. Mais de 13.000 especialistas em pesquisa de mercado combinam a paixão pelo que fazem com vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais essenciais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e ciências de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem a sua vantagem competitiva e enriqueçam as experiências e escolhas dos consumidores.

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