Os Dez Mandamentos, a superprodução milionária da Record

Os-Dez-Mandamentos

Os Dez Mandamentos, primeira novela bíblica da Record, estreia na segunda-feira (23), às 20h30, abrindo um novo horário para a dramaturgia na emissora. Escrita por Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, inicialmente a produção seria uma série, de 30 capítulos, seguindo a linha da emissora que já produziu outras séries bíblicas como A História de Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi, José do Egito e Milagres de Jesus, mas o projeto cresceu e se tornou uma novela, com 150 capítulos.

“Primeiro, levei um susto. Meu plano era fazer uma história menor, com menos personagens e cerca de 30 capítulos. Depois, esta ideia se tornou uma novela de 150 capítulos”, conta a autora.

Os Dez Mandamentos conta a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai.


A Record escalou um elenco estrelado para atuarem em Os Dez Mandamentos, incluindo Juliana Didone, Luciano Szafir, Babi Xavier, Paulo Gorgulho, Petrônio Gontijo, Vera Zimmermann, Roger Gobeth, Pérola Faria, Fernando Sampaio, Bianka Rodrigues, Igor Cosso, Marina Moschen, Samara Felippo, Sérgio Marone, Angelina Muniz, Felipe Cardoso, Adriana Garambone, Marcela Barrozo, Nanda Ziegler, Roberta Santiago, Eduardo Lago e Camila Rodrigues, entre outros.

Este é o maior investimento da emissora em dramaturgia, segundo o diretor geral de teledramaturgia da Rede Record, Anderson Souza, cada capítulo de Os Dez Mandamentos vai custar R$ 700 mil, totalizando aproximadamente R$ 105 milhões ao final da produção.

Repleta de efeitos especiais, a Record contratou um estúdio de Hollywood para realizar o trabalho de computação gráfica visual. A trama conta com cidade cenográfica de 7 mil metros quadrados, 28 cenários e 80 atores com figurinos e maquiagens típicas de épicos bíblicos.

Uma equipe da novela viajou para o Egito para captar imagens, mas a maioria das cenas externas da história foi gravada no deserto de Atacama, no Chile.

Apesar de ser uma história bastante conhecida e já reproduzida inúmeras vezes no cinema e na televisão, a Record aposta todas as suas fichas e recursos em Os Dez Mandamentos e espera ter o retorno em audiência, faturamento e repercussão do público e crítica.

“Em nossas pesquisas, detectamos que o público gosta de trama bíblicas. Nos aperfeiçoamos nesse estilo”, disse Anderson Souza.

A expectativa é positiva, mas a Record também está preocupada, as últimas novelas da emissora foram uma fracasso em termos de audiência. Um outro fator agrava ainda mais a preocupação da emissora, ao trocar o horário das novelas, das 21h30 para 20h30, Os Dez Mandamentos vai bater de frente, não apenas com o Jornal Nacional, mas também com o sucesso do SBT, Chiquititas, que já tem público cativo e fiel. Sem contar o fenômeno Carrossel, que estreou sua reprise no canal de Silvio Santos, na segunda-feira (16) e tem levantado a audiência da emissora. Tanto Chiquititas, quanto Carrossel têm registrado médias na casa dos 12 pontos.

Vale a pena destacar que é muito positivo para o mercado que a Record mantenha os investimentos em teledramaturgia, valorizando os profissionais, gerando emprego e ampliando o setor polarizado pela Globo.

Confira o trailer:

Veja o making of: