Quanto ganha um dublador profissional

Publicado em 07/12/2014

Dificilmente um dublador profissional no Brasil vai se tornar uma grande estrela e faturar milhões. O que acontece com frequência, são atores consagrados serem convidados para dublarem determinado personagem. Estes sim acabam recebendo um valor acima do mercado, pelo uso de sua imagem conhecida do grande público.

Mas no geral, o dublador recebe pouco e vive com dificuldades, assim como a grande maioria dos atores, especialmente os de teatro. A dublagem é um trabalho árduo, muito importante, mas pouco valorizado.

Os trabalhos são realizados em estúdios de dublagem. No Brasil, os maiores recrutadores de dublagem são as distribuidoras de filmes para o cinema, home-vídeo (DVD/Blu-Ray), as produtoras e emissoras de televisão, que adaptam ao idioma português as séries, filmes, desenhos e programas estrangeiros.

A dublagem tem um mercado bastante restrito. O profissional pode ter emprego fixo em um estúdio ou trabalhar como freelancer, ganhando por hora de trabalho em ambos os casos.

O trabalho de um dublador pode ser substituídos a qualquer momento por outro profissional, afinal, a voz é o que menos importa nas produções, o personagem é o que conta. Os dubladores raramente conseguem receber direitos de exibição.

O salário inicial do profissional de dublagem, segundo o sindicato da categoria, gira em torno de 55 reais por hora de trabalho. Este é o piso da profissão, então tudo vai depender da quantidade de horas trabalhadas.

Mas com o tempo de carreira e o reconhecimento, alguns dubladores passam a receber mais por seus trabalhos. Com uma boa carga horária, o profissional pode ganhar de 12 mil a 14 mil reais por mês.

Saiba como se tornar um dublador profissional

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade