Saiba como são selecionados os atores para novelas do SBT

SBT

O SBT nunca teve  grande tradição na produção de novelas. A emissora, conhecida por exibir tramas mexicanas, raramente obteve êxito com folhetins nacionais, porém, com o lançamento de novelas dedicadas ao público infantil, que estreou com Carrossel, a emissora viu sua audiência crescer.

O Observatório da Televisão conversou com pessoas envolvidas na produção de novelas da emissora, que pediu que seus nomes não fossem revelados, e contou como é o processo de escolha do elenco.

Existem vários meios que o SBT utiliza para selecionar o elenco de suas novelas. A emissora recebe material de atores profissionais que podem ser enviados através dos Correios para a sede da emissora em Osasco-SP, que deve conter um vídeo-book, curriculum e fotos, nesse caso é analisado a atuação do ator ou atriz e caso haja interesse por parte da emissora, o candidato é chamado para um teste no SBT. Outro meio de escolha de elenco é solicitar atores através de agências, quando a emissora procura um perfil específico e não encontra recorrem às agências e o procedimento é o mesmo, caso haja algum ator que interesse , é chamado para seleção presencial.

O ator Jean Paulo, o Cirilo de Carrossel  e da Patrulha Salvadora foi selecionado através de uma agência que presta serviços para emissora.

O SBT também recebe indicações de pessoas ligadas à emissora, como funcionários, que indicam atores para compor o elenco de suas produções. Outro meio de seleção são cursos de interpretação para teatro e televisão, os produtores de elenco das novelas, solicitam para cursos de interpretação atores que se destacam para serem testados para suas novelas.

Um outro meio bastante utilizado é recorrer a rostos conhecidos da televisão. O SBT sempre escala atores que são conhecidos do público e já fizeram sucesso em outras emissoras e que no momento estão sem contrato para fazer parte do elenco do canal de Silvio Santos.

Atores consagrados que fazem sucesso na Globo começaram suas carreiras no SBT, como foi o caso de Mariana Ximenes que estreou na emissora em 1998 na novela Fascinação e em 1999 foi para Globo onde estrelou a novela Andando nas Nuvens. Ana Paula Arósio, embora esteja fora da TV atualmente, inciou sua carreira em telenovelas no SBT em 1994,  em Éramos Seis.

Como ser ator profissional