Luiza de Em Família é a personagem mais chata da TV

Publicado em 21/05/2014

Luiza

A personagem de Bruna Marquezine é a nova integrante da lista das mais chatas do autor de “Em Família”, Manoel Carlos. Em novelas anteriores, Maneco criou tipos que tinham a “chatice” de Luiza, como Camila (Carolina Dieckmann), de “Laços de Família” (2000), Eduarda (Gabriela Duarte), de “Por Amor” (1997), e Joyce (Carla Marins), de “História de Amor” (1995).

Luiza virou alvo de críticas de telespectadores, que usam termos como “mimada”, “chata”, “dondoca” e “fura-olho” nas redes sociais. Na semana passada, internautas comemoraram o tapa na cara que ela levou da mãe, Helena (Julia Lemmertz).

O site Notícias da TV ouviu críticos que falaram sobre a personagem. Para Nilson Xavier, especialista em teledramaturgia, a jovem não é uma vilã. “A menina mimada e chata é recorrente nas tramas de Manoel Carlos. Ela é uma personagem humana, só que intransigente, arrogante e dona da verdade. Lídia Brondi tinha esse perfil em ‘Baila Comigo’ (1981)”, lembra Xavier.

Já Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo) e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York (Emmy), afirma que o fato de o comportamento de Luiza gerar críticas nas redes sociais mostra que a personagem, por um caminho inverso, o do desequilíbrio, caiu no gosto do público. “Muitas vezes o desconforto não significa o desagrado. Mas o quanto, na arte, o conflito em questão é importante para iluminar as mazelas humanas presentes na realidade. Aí reside o sucesso e a importância da nossa telenovela”, observa Alencar.

Outras personagens “chatas” de Maneco também são lembradas pelo público. Entre elas, Iris (Deborah Secco), de ” Laços de Família”; Dóris (Regiane Alves), de “Mulheres Apaixonadas” (2003), e Isabel (Adriana Birolli), de “Viver a Vida” (2009).
“Difícil eleger a pior. Fizeram até o site ‘Eu Odeio a Eduarda’ na época de ‘Por Amor’, mas isso chamou muito a atenção na época porque a internet ainda era novidade. Se eu tivesse que eleger uma, seria a Dóris porque ela maltratava os avós e todo mundo vibrou quando ela levou uma surra de cinto”, comenta Xavier.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade