Em 2 de abril de 2014 o Observatório da Televisão publicou uma nota afirmando que os depoimentos dados para a gravação da campanha “Eu Sou a Universal”, da Igreja Universal do Reino de Deus, seriam armados. A nota, com informações de uma fonte em off, dizia que atores haviam sido contratados para representarem histórias de pessoas que se tornaram bem sucedidas, após se tornarem fiéis da Universal.
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O assunto gerou muitos comentários e em contato com o Observatório, o UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal afirmou que não houve armação e garantiu que os personagens que se apresentam nos vídeos não são atores contratados e sim membros fiéis da IURD. A assessoria nega ainda que as histórias relatadas nos vídeos sejam ficcionais.
A Igreja Universal afirma que “todas as 22 narrativas foram apresentadas por quem as vivenciou e sem qualquer tipo de remuneração.” As pessoas são de fato membros da igreja, que aceitaram contar a guinada positiva e próspera que suas vidas tomaram, após se tornarem membros da Universal, sendo assim exemplos para outros fiéis.
O Observatório da Televisão então foi em busca de comprovações junto a sua fonte em off e não obteve provas que sustentasse a falsa denúncia. Optamos então por tirar a nota do ar e abrimos espaço para uma retratação. Preferimos confiar nas afirmações de uma instituição séria como a IURD e reafirmamos que o Observatório da Televisão foi induzido ao erro por uma fonte mal intencionada, que mentiu ao dizer que os vídeos da campanha “Eu Sou a Universal” são armados. Diante do exposto assumimos a falha na apuração e o erro por publicar uma nota com informações totalmente falsas.
Sendo assim nos retratamos e reafirmamos que fomos vítimas de uma fonte sem credibilidade. Não estamos aqui para ir contra ou a favor de qualquer denominação religiosa. Este é um canal de informação sobre televisão. Pecamos por não ouvir ambas as partes envolvidas antes da publicação da nota e pedimos desculpas pela falha na conduta e ética jornalística.
Confira um, dos 22 depoimentos, que tem sido veiculado, há cerca de um ano, em emissoras de televisão:
Confira na íntegra o e-mail enviado pela UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal: