Rebaixados da TV: jornalistas que perderam postos maiores nas emissoras

Publicado em 07/07/2019

Quem pensa que estar na televisão é viver em segurança quando o assunto é empregabilidade, engana-se. Nos últimos anos, muito devido a crise econômica no país e/ou até mesmo pelos rumos governamentais, que sim, interferem nos canais de televisão, pelo simples fato de serem concessões públicas, os casos de demissões, ajustes de grade, contenção de gastos e até mesmo mal comportamento ou opinião indevida, respondem ao fato de vários jornalistas terem suas respectivas funções alterada do trabalho, vale destaque para o número de profissionais que foram obrigados a deixarem um cargo de apresentador de telejornal ou até mesmo programa jornalistico e foram “rebaixados” a reportagem.

No mais recente dos casos, podemos citar a equipe do SBT Notícias, atração que estava há três anos no ar e que teve seu fim decretado por Silvio Santos no mês passado. Sendo assim, metade da equipe que estava à frente do vídeo foi demitida e outra metade foi remanejada ou rebaixada, vide Cassius Zeilmann, que foi da bancada para às ruas. O Observatório da Televisão, então, lista os jornalistas que foram do zero ao dez e caíram para o zero novamente. Confira:

Glenda Kozlowski

Glenda Kozlowski foi agraada por desconhecido na praia
Glenda Kozlowski ReproduçãoFacebook

A jornalista Glenda Kozlowski se tornou uma das principais apresentadoras do Esporte na Globo. Mas em 2016 seu cenário mudou quando foi obrigada a deixar o comando do Globo Esporte e passou a aparecer apenas no Sportv, onde comanda o programa Tá na Área. A profissional chegou a ser considerada uma das grandes promessas da Globo, onde houveram tentativas de emplacá-la como sua única locutora mulher, sem muito sucesso. Na época, a colunista Patrícia Kogut informou que a mudança de Kozlowski fazia parte de uma reformulação entre as apresentadoras esportivas da Globo. Bárbara Coelho assumiu o Esporte Espetacular ao lado de Felipe Andreoli e Fernanda Gentil. Na Globo, atualmente Glenda Kozlowski aparece apenas como repórter esportivo.

Larissa Alvarenga

Larissa Alvarenga deixou a bancada do Fala Brasil pra a a volta de Carla Cecato (Reprodução: Twitter)
Larissa Alvarenga deixou a bancada do Fala Brasil pra a a volta de Carla Cecato Reprodução Twitter

Larissa Alvarenga foi convocada pela direção de jornalismo da Record TV para assumir a bancada do Fala Brasil no lugar de Carla Cecato, que ganhou uma atração só sua. Mas o programa não deu certo e saiu do ar com poucos meses de exibição. Cecato, então, nome de peso no setor, conseguiu recuperar seu antigo posto na bacada, ocasionando no “rebaixamento” de Alvarenga às reportagens de rua.

Phelipe Siani

Phelipe Siani foi parar no Globo Rural
Phelipe Siani foi parar no Globo Rural Reprodução TVGlobo

Após ter reclamado por falta de espaço no Jornal Nacional, Phelipe Siani foi sentir o gostinho de não ter destaque, após ser rebaixado a reportagem do Globo Rural. O “piti” de Siani aconteceu após sua matéria ter sido cortada do jornal. Siani voltou a fazer reportagens para o Jornal Nacional, porém, tem parecido mais nos jornais locais como SP1 e SP2.

Débora Bergamasco

Débora Bergamasco no Poder em Foco
Débora Bergamasco no Poder em Foco Divulgação SBT

A pedido de Silvio Santos, o setor de jornalismo do SBT contratou a jornalista Débora Bergamasco, vinda do impresso para assumir o programa Poder em Foco, atração levada ao ar nas madrugadas dos domingos da emissora. Porém, após o fim das eleições Silvio Santos decretou o fim do programa e Bergamasco foi remanejada para as reportagens e correspondência em Brasília.

Joana Treptow

Joana Treptow no Café com Jornal
Joana Treptow no Café com Jornal ReproduçãoBand

A jornalista Joana Treptow, ainda no comando do Café com Jornal da Band, já se prepara para se aventurar nas reportagens de rua após o fim da atração, que já respira por aparelhos na Band. Com a chegada do Bora São Paulo, novo programa de Joel Datena nas manhãs e também com a implantação do programa de Luiz Megale, Treptow deixará a bancada definitivamente.

Cassius Zeilmann

Cassius Zeilmann é um dos apresentadores do SBT Notícias
Cassius Zeilmann é um dos apresentadores do SBT Notícias ReproduçãoSBT

Cassius Zeilmann, que há quase três anos apresentava o SBT Notícias, conseguiu manter seu emprego na emissora após o fim do jornal, porém, sua presença no vídeo agora se dá através das reportagens.

Mari Palma

Mari Palma em despedida do G1 (Divulgação)
Mari Palma em despedida do G1 Divulgação

Ex-apresentadora do G1 em 1 minuto, com várias entradas durante todo o dia na programação da Globo, Mari Palma foi vista por executivos da emissora como uma promessa para o Esporte da emissora. Convocada, a profissional aceitou o convite e foi se aventurar no setor, porém, não deu certo. A tentativa foi frustrante, de acordo com o apurado pelo colunista Flavio Ricco, Mari Palma não cumpriu o desempenho esperado e acabou sendo remanejada para o entretenimento, onde faz reportagens para o programa Mais Você, de Ana Maria Braga.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade