Muito antes de Bom Sucesso: Confira nove vezes em que o esporte invadiu as novelas da Globo

Publicado em 30/07/2019

Novata na programação da Globo, Bom Sucesso terá o esporte como fio condutor da história de um dos seus quatro protagonistas: o Ramon, interpretado por David Junior. Logo no capítulo de estreia, a trama mostrou o rapaz indo em busca do sonho de ser um jogador de basquete profissional nos Estados Unidos.

O primeiro amor da mocinha Paloma (Grazi Massafera) embarcou na expectativa de integrar a equipe da NBA Chicago Bulls. No entanto, uma contusão o deixou longo das quadras, lhe restando apenas o cargo de roupeiro do time.

Formado em Educação Física, ele retorna ao Brasil, após 15 anos fora, para ficar ao lado da amada que acredita ter seis meses de vida. Já por aqui, Ramon reconstrói a vida trabalhando como técnico no time de basquete masculino do Clube Esporte Ipê Roxo.

Não é a primeira vez que a Globo seleciona um seguimento esportivo para suas obras na teledramaturgia. De Malhação ao horário nobre, muito personagens já foram, e são, fascinados por uma determinada modalidade. Relembre a seguir:

Avenida Brasil (2012) – Futebol

Avenida Brasil
Avenida Brasil Foto Divulgação

A trama de João Emanuel Carneiro não só homenageava o futebol como criou o seu um time próprio: o Divino Futebol Clube. O protagonista Tufão (Murilo Benício) foi um grande jogador, campeão carioca pelo Flamengo, e patrocinava a equipe que tinha o seu filho adotivo, Jorge (Cauã Reymond), como integrante. Também entravam em campo pelo Divino: Roni (Daniel Rocha), Iran (Bruno Gissoni) e Leandro (Thiago Martins).

A Força do Querer (2017) – MMA

A Força do Querer
A Força do Querer Foto Divulgação

Através de Jeiza, a novela de Glória Perez empolgou os telespectadores ao mostrar a adrenalina do octógono. A personagem de Paolla Oliveira era uma policial linha dura que sonhava em se tornar lutadora profissional de MMA. Entre altos e baixos, ao conciliar as duas atividades e uma vida amorosa conturbada, a moça realizou o seu desejo.

Segundo Sol (2018) – Capoeira

Segundo Sol
Segundo Sol Foto Divulgação

Aqui, João Emanuel Carneiro deu visibilidade à capoeira. Os amigos Ícaro (Chay Suede) e Acácio (Danilo Ferreira) eram apaixonados por essa arte. Professor do esporte, o personagem de Dan mantinha um grupo que estava sempre se apresentando e ensaiando pelas ruas históricas de Salvador (BA), cidade onde a trama era ambientada.

A Vida da Gente (2011-2012) – Tênis

A Vida da Gente
A Vida da Gente Foto Divulgação

A autora Lícia Manzo e o diretor Jayme Monjardim deixaram o público mais íntimo do tênis através de Ana Fonseca (Fernanda Vasconcellos). A moça era determinada, disciplinada e grande promessa do Brasil na modalidade. No entanto, um acidente de carro a deixou em coma. Afastada das quadras, a personagem passou a lidar apenas com o drama familiar. Também praticavam tênis Sofia (Alice Wegmann) e Cecília (Polliana Aleixo).

Malhação: Toda Forma de Amar (2019) – Muay Thai

Malhação: Toda Forma de Amar
Malhação Toda Forma de Amar Foto Reprodução TV Globo

Na atual temporada da novela teen, Madureira (Henri Castelli) comanda o projeto Boa Luta, que dá assistência a jovens de baixa renda através da prática do muay thai. Entre os alunos estão Jaqueline (Gabz) e Anjinha (Caroline Dallarosa) – que também é apaixonada por futebol. O centro ainda tem Daniel (Hugo Moura) como professor.

A Dona do Pedaço (2019) – Boxe

A Dona do Pedaço
A Dona do Pedaço Foto Divulgação

Na novela de Walcyr Carrasco, Rock (Caio Castro) é um jovem que almeja ser um grande campeão de boxe. Vindo de uma família sem condições financeiras, o jovem passou meses batalhando para conseguir um patrocínio, até que conheceu Agno (Malvino Salvador). Com a ajuda do empresário, que nutre um desejo sexual por ele, Rock está recebendo toda a assistência para chegar ao sucesso do esporte.

Alto Astral (2014-2015) – Natação

Alto Astral
Alto Astral Foto Divulgação

Dirigida por Jorge Fernando, essa trama das seis teve um núcleo onde a natação era destaque. Ex-campeão no esporte, Ricardo (Nando Rodrigues) era treinador de Emerson (Sergio Malheiros), um jovem de família humilde. A equipe de nadadores ainda era formada por Gustavo (Guilherme Leicam), um rapaz ambicioso e egoísta que recebia aulas do mulherengo César (Alejandro Claveaux).

Malhação 2007 – Judô

Malhação 2007
Malhação 2007 Foto Divulgação

Na época em que Malhação ainda era ambientada no icônico Colégio Múltipla Escolha, o judô fazia a cabeça dos estudantes, como André (Rômulo Arantes) e Matheus (Klebber Toledo). A história tinha Leandro Pimenta (Igor Trípoli) como ídolo nacional do tatame, que morreu em um acidente de carro por não usar cinto de segurança. Vale lembrar que na segunda temporada da trama (1995), Dado (Claúdio Heinrich) foi professor do esporte.

Malhação: Vidas Brasileiras (2018-2019) – Ginástica Rítmica

Malhação: Vidas Brasileiras
Malhação Vidas Brasileiras Foto Reprodução TV Globo

Na elogiada trama de Patrícia Moretzsohn, a ginástica rítmica era base para Verena (Joana Borges), que sonhava em ir às Olimpíadas. Ao decorrer da história, Dandara (Jeniffer Dias) também se apaixonou pelo esporte e tornou-se aluna de Verena.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade