Assim como Bom Sucesso, relembre seis novelas que abordaram o tema morte no enredo

Publicado em 27/07/2019

Colocando a morte como fio condutor de sua trama principal, Bom Sucesso estreia na tela da Globo no próximo dia 29 de julho, na faixa das 19h. A novela usa a doença terminal do empresário Alberto (Antonio Fagundes), que tem apenas 06 meses de vida, para mostrar a importância de se correr atrás dos sonhos.

Dono da editora Prado Monteiro, o milionário tem seu exame trocado e passa a acreditar que está curado. No entanto, o relatório foi parar nas mãos da costureira Paloma (Grazi Massafera), que fica desesperada ao saber da sentença de morte. Sonhadora e determinada, ela decide aproveitar seus últimos momentos intensamente, realizando tudo o que sempre teve vontade de fazer.

Porém, depois de um curto período, a moça é informada pelo hospital da troca dos exames. Com isso, ela passa a procurar Alberto para desfazer o mal-entendido. Desse encontro, nasce uma grande amizade, baseada sobretudo na troca de vivências.

Não é a primeira vez que Globo exibirá um folhetim que usa o temido assunto para destacar o valor da amizade, da família e do amor. Muitas tramas, inclusive, trataram a morte a partir de doutrinas como espiritismo e reencarnação. Relembre a seguir seis obras com essa temática:

Amor à Vida (2013 – 2014)

Nicole morre no dia do casamento em Amor à Vida
Nicole morre no dia do casamento em Amor à Vida Foto Reprodução Globo

Na novela de Walcyr Carrasco, Nicole (Marina Ruy Barbosa) era uma jovem doce, sensível e rica, diagnosticada com um câncer em estágio avançado. Sonhando em viver um grande amor, ela se deixar envolver por Thales (Ricardo Tozzi), que planejava casar-se e herdar sua herança juntamente com Leila (Fernanda Machado) – melhor amiga da moça. Nicole descobre a traição no altar e morre. Após a tragédia, o fantasma dela passa a atormentar os vigaristas.

Alma Gêmea (2005 – 2006)

Protagonistas da novela Alma Gêmea
Protagonistas da novela Alma Gêmea Foto Divulgação Globo

Escrita por Walcyr Carrasco, essa novela das seis narrou a história de amor do botânico Rafael (Eduardo Moscovis) e da bailarina Luna (Liliana Castro), que morre assassinada.  Na tragédia, o espírito da moça reencarna no corpo da índia Serena (Priscila Fantin), que reencontra o grande amor de sua vida após 20 anos.

Joia Rara (2013)

Cena da novela Joia Rara
Cena da novela Joia Rara Foto Reprodução Globo

Falando sobre morte e reencarnação, a novela de Thelma Guedes e Duca Rachid abraçou as várias formar de amor. Na história, Franz (Bruna Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin) eram pais da pequena Pérola (Mel Maia). Com dons especiais, a criança era a reencarnação de Ananda (Nelson Xavier), líder espiritual budista que retorna ao mundo com a missão de ensinar as pessoas a amar.

Além do Tempo (2015)

Protagonistas da novela Além do Tempo
Protagonistas da novela Além do Tempo Foto Divulgação Globo

Protagonizada por Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso), o folhetim de Elizabeth Jhin mostrou como um amor verdadeiro pode resistir ao tempo e à morte. No começo do século 19, o casal morreu após sofrer uma emboscada do vilão Pedro (Emílio Dantas), que era obcecado pela mocinha. Passados 150 anos, os protagonistas são reencarnados em novos corpos e se aproximam. No entanto, os obstáculos para eles ficarem juntos continuam ainda mais fortes.

Escrito nas Estrelas (2010)

Cena da novela Escrito nas Estrelas
Cena da novela Escrito nas Estrelas Foto Reprodução Globo

Também criada por Elizabeth Jhin, a novela trazia a história de Ricardo (Humberto Martins) que após a morte do filho Daniel (Jayme Matarazzo) em um acidente tem sua vida transformada. O médico descobre que o herdeiro havia congelado o sêmen antes da tragédia. Com isso, passa a procurar uma mulher para tornar-se mãe de seu neto. Sem saber, ele escolhe Viviane (Nathalia Dill), uma moça que viveu uma profunda paixão com o falecido. O tempo passa e Ricardo, viúvo há dez anos, se ver apaixonado pela jovem.

A Viagem (1994)

Cena da novela A Viagem
Cena da novela A Viagem Foto Divulgação Globo

Sem dúvida a obra de Ivani Ribeiro é mais lembrada quando o assunto é morte na teledramaturgia. Na trama, Alexandre (Guilherme Fontes) é um jovem delinquente de classe média que se envolve em um assalto e mata um inocente. Ele foge do local, mas é entregue à polícia pelo irmão Raul (Miguel Falabella) e pelo cunhado (Maurício Mattar). Preso, é condenado a 18 anos de reclusão e comente suicídio na penitenciária. Com sede de vingança, seu espírito retorna à terra para atormentar todos que prejudicaram sua vida.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade