Assim como Bom Sucesso, outras novelas que mostraram escolas de samba

Publicado em 26/07/2019

Bom Sucesso só vai estrear agora, nesta segunda-feira (29), na tela da Globo. A nova trama das 7, porém, gerou burburinho muito mais cedo na mídia, quando, em fevereiro deste ano, Grazi Massafera, Ingrid Guimarães e Antônio Fagundes rodaram na Marquês de Sapucaí algumas sequências-chave do início da trama.

Nelas, a vaidosa vilã Silvana (Ingrid) tenta roubar da heroína, Paloma (Grazi), o destaque em no desfile da Unidos de Bom Sucesso, agremiação real do bairro onde se passa a história.

Não vai ser a primeira vez que ficção e realidade se confundem no contexto carnavalesco dentro de um folhetim nacional. Escolas de samba, reais e fictícias, já serviram como ponto de encontro com a diversão e a alegria para diversos personagens da TV. A seguir, vamos recordar algumas novelas que ‘arrasaram’ na avenida!

Susana Vieira e José Wilker desfilaram com a escola fictícia de Senhora do Destino
Susana Vieira e José Wilker desfilaram com a escola fictícia de Senhora do Destino Divulgação Globo

Senhora do Destino

Alguns dos trechos mais divertidos da novela Senhora do Destino reproduziram o dia a dia da escola de samba Unidos de Vila São Miguel, onde se cruzavam personagens como o bicheiro Giovanni Improta (José Wilker), o carnavalesco Bira (Luiz Henrique Nogueira) e a sensual Nalva (Tânia Khalill).

Esse núcleo cresceu ainda mais aos olhos da audiência quando a protagonista, Maria do Carmo (Susana Vieira), foi escolhida como tema do desfile da Unidos de Vila São Miguel no Carnaval – com direito a samba-enredo composto especialmente para a ocasião.

Lindomar (Ivan Parente) em As Aventuras de Poliana
Lindomar Ivan Parente em As Aventuras de Poliana DivulgaçãoSBT

As Aventuras de Poliana

Os desfiles da Unidos do Jardim Bem-Te-Vi nunca chegaram a aparecer em cena na trama de Íris Abravanel. A existência da escola, no entanto, vieram à tona quando Jeff (Vítor Britto) e Vini (Vincenzo Richy) descobriram o passado de Lindomar (Ivan Parente), pai do primeiro, como cantor e sambista na agrupação.

Quando perdeu a memória, no mesmo acidente que matou Ciro (Nando Cunha), Lindomar passou vários capítulos acreditando estar vivendo o período de auge da escola e cantarolando seu samba-enredo. “É daqui pra lá, é de lá pra cá…”

Jussara Betty Faria de Partido Alto Memória Globo

Partido Alto

A escola Acadêmicos do Encantados era o palco do triângulo amoroso central desta trama de Glória Perez em co-autoria com Aguinaldo Silva. Amante do poderoso bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez), a porta-bandeira Jussara (Betty Faria) amava na verdade o sonhador sambista Piscina (José Mayer).

Juliana Alves vive Gislaine em Duas Caras Divulgação Globo

Duas Caras

Aguinaldo Silva é um verdadeiro especialista em Carnaval em suas novelas. Nesta trama de 2007, a fictícia favela da Portelinha ganhou também uma escola de samba para chamar de sua: a Nascidos da Portelinha. Teve até desfile real da agrupação, gravado durante o Carnaval de 2008 e inserido na trama.

Odete Mara Manzan e Karla Juliana Paes de O Clone Reprodução Globo

O Clone

Nesta inesquecível trama de Glória Perez, uma escola da vida real – a Unidos da Grande Rio – foi trazida para a fantasia a fim de realizar o sonho de Karla (Juliana Paes), uma das personagens do folhetim. A filha de Odete (Mara Manzan) aprontou várias confusões até conseguir o objetivo de desfilar pela agremiação carioca.

Cora (Marjorie Estiano) foi baleada durante desfile de Império (Reprodução / Globo)
Cora Marjorie Estiano foi baleada durante desfile de Império Reprodução Globo

Império

Outra novela de Aguinaldo Silva que, embora dona de um estilo mais sóbrio do que as anteriores – mérito principalmente da direção de Rogério Gomes, em sua primeira parceria com o autor -, também destacou o universo carnavalesco.

O mote foi praticamente o mesmo de Senhora do Destino: o protagonista, José Alfredo (Alexandre Nero), virou tema do desfile da fictícia União de Santa Teresa, com direito a desfile filmado na Sapucaí. Neste caso, porém, a folia acabou de forma trágica para Cora (Marjorie Estiano), que morreu tentando salvar José Alfredo de um atirador mascarado.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade