Semana do Orgulho LGBT: Relembre personagens que esconderam a homossexualidade na teledramaturgia

Publicado em 23/06/2019

Nos últimos anos, os personagens gays da teledramaturgia brasileira ganharam voz para lutar pelos seus direitos e minar o preconceito enraizado na sociedade. No entanto, apesar do avanço, muitas figuras ainda apresentam tramas construídas nas sombras.

Retratando o medo de julgamento e de exclusão familiar e social, existente na comunidade LGBT, diversos personagens passam meses escondendo a homossexualidade nas novelas. Atualmente, o Agno, de A Dona do Pedaço, está inserido neste contexto. Interpretado por Malvino Salvador, o empresário esconde sua atração por homens e vive um casamento fracassado com Lyris (Deborah Evelyn).

Pai da adolescente Cássia (Mel Maia), Agno elaborará um plano para conseguir se divorciar e, assim, ficar livre para ser quem realmente é.

Aproveitando o dia da tradicional Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o Observatório da Televisão resgatou personagens que demoraram de sair do armário. Confira a seguir:

Guga – Malhação: Toda Forma de Amar (2019)

Guga e Serginho da novela teen Malhação
Guga e Serginho da novela teen Malhação Foto Estevam Avellar Globo

Interpretado por Pedro Alves, Guga começa a questionar sua orientação sexual após conhecer Serginho (João Pedro Oliveira). Vindo de uma família de classe média alta de Ipanema, aparentemente conservadora, ele tem dificuldade de falar sobre seus desejos e sentimentos. Com essa barreira, ele inventa um namoro falso com sua grande amiga Rita (Alanis Guillen).

Adamastor – O Sétimo Guardião (2018-2019)

Adamastor da novela O Sétimo Guardião
Adamastor da novela O Sétimo Guardião Foto João Cotta Globo

O personagem de Theodoro Cochrane passou a novela toda negando sua homossexualidade. Somente na reta final da trama, Adamastor admitiu ser gay após ficar com medo de que Stela (Vanessa Giácomo), grávida e viúva, confundisse a amizade dos dois com uma atração sexual.

Luccino – Orgulho e Paixão (2018)

Luccino e Otávio da novela Orgulho e Paixão
Luccino e Otávio da novela Orgulho e Paixão Foto Divulgação Globo

Na novela ambientada no século XX, o personagem de Juliano Laham era um rapaz calado, tímido e pouco compreendido pelos pais. Lucciano escondeu por muito tempo sua paixão pelo capitão do exército Otávio (Pedro Henrique Müller). Contudo, durante um banho de cachoeira com o irmão Ernesto (Rodrigo Simas), o mecânico assumiu ser gay. A história de amor entre Luccino e Otávio rendeu o primeiro beijo homossexual de uma novela das 18h na TV brasileira.

Cláudio – Império (2014-2015)

Leonardo e Claudio da novela Império
Leonardo e Claudio da novela Império Foto Reprodução Internet

O cerimonialista de José Mayer viveu um longo relacionamento secreto com Leonardo (Klebber Toledo). Após ser pressionado pelo o amado para assumir o romance, Cláudio pediu o divórcio à esposa Beatriz (Suzy Rêgo) – que aceitou a situação tranquilamente. O personagem enfrentou turbulência ao desabafar com o filho Enrico (Joaquim Lopes), que era homofóbico e preconceituoso.

Félix – Amor à Vida (2013-2014)

Felix e Niko de Amor á Vida
Felix e Niko de Amor á Vida Foto João Cotta Globo

O venenoso e irônico personagem de Mateus Solano era casado com Edith (Bárbara Paz), mas mantinha secretamente um caso com Anjinho (Lucas Malvacini). Cansada das traições, a mulher revelou para toda a família a verdadeira orientação sexual do marido, que tinha um pai extremamente preconceituoso – César (Antônio Fagundes). No final da trama, Félix terminou ao lado do seu grande amor, Niko (Thiago Fragoso). O romance rendeu o primeiro beijo gay em uma novela da Globo.

Thales – Ti-Ti-Ti (2010-2011)

Thales e Julinho da novela Ti-Ti-Ti
Thales e Julinho da novela Ti Ti Ti Foto Reprodução Internet

O surfista interpretado por Armando Babaioff casou-se com Jaqueline (Claudia Raia) para tentar esconder sua homossexualidade da mãe. Apaixonado pelo cabeleireiro Julinho (André Arteche), ele assumiu ser gay para a mulher ao longo da trama.

Júnior – América (2005)

Júnior e Zeca da novela América
Júnior e Zeca da novela América Foto Reprodução Internet

Interpretado por Bruno Gagliasso, Júnior era o querido filho de Neuta (Eliane Giardini) que se viu extremamente apaixonado pelo peão Zeca (Erom Cordeiro). Após muitos conflitos internos e familiares, o jovem assumiu sua homossexualidade e terminou a novela ao lado do seu grande amor. O beijo do casal foi gravado, porém a Globo vetou a exibição.

Danilinho – Caminhos do Coração (2007-2008)

Danilinho da novela Caminhos do Coração
Danilinho da novela Caminhos do Coração Fotos Reprodução Internet

Na famosa novela dos mutantes da Record TV, o personagem de Cláudio Heinrich escondeu ser gay para não desagradar o pai. Casado com sua melhor amiga, Lúcia (Fernanda Nobre), o rapaz viveu um affair com o Homem-Cobra (Theo Becker).

Jenifer e Eleonora – Senhora do Destino (2004-2005)

Jenifer e Eleonora da novela Senhora do Destino
Jenifer e Eleonora da novela Senhora do Destino Foto Reprodução Internet

A personagem de Bárbara Borges, inicialmente, negou o sentimento que cultivava por Eleonora (Mylla Christie). Porém, no decorrer da trama, elas assumiram o romance e enfrentaram o preconceito da própria família e os comentários maldosos da vizinhança. No final da novela, elas terminaram juntas e adotaram um recém-nascido abandonado.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade