Semana do Orgulho LGBT: Relembre as cenas marcantes de beijo gay nas novelas

Publicado em 23/06/2019

As cenas de sexo e beijo gay sempre foram tratadas como tabu nas novelas brasileiras, mas atualmente a situação tem melhorado e o público tem recebido cada vez melhor a diversidade. A princípio, as emissoras estão dando mais espaço para a representatividade, inclusive a TV Globo tem dado espaço para atores e atrizes transexuais.

Luciana Vendramini e Giselle Tigre em Amor e Revolução (Reprodução/SBT))
Luciana Vendramini e Giselle Tigre em Amor e Revolução ReproduçãoSBT

Amor e Revolução

Em maio de 2011, foi ao ar na novela Amor e Revolução, do SBT, a cena de um beijo entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). Mesmo tendo uma repercussão um tanto negativa, a emissora levou a cena ao ar, mas acabou cortando a cena com beijo entre os atores Lui Mendes e Carlos Thiré.

Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) de Amor à Vida (Divulgação/TV Globo)
Félix Matheus Solano e Niko Thiago Fragoso em Amor à Vida ReproduçãoTV Globo

Amor à Vida

A primeira cena de beijo gay no horário nobre da TV Globo, aconteceu em 2013 na novela Amor à Vida entre os personagens Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). O público acabou gerando grande simpatia pelo vilão da trama, que teve um final aplaudido pelo público. Os dois deram um selinho no final do folhetim de Walcyr Carrasco.

Tereza (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) em Babilônia
Tereza Fernanda Montenegro e Estela Nathalia Timberg em Babilônia ReproduçãoTV Globo

Babilônia

O beijo entre as personagens Tereza (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), logo no primeiro capítulo da novela Babilônia, de Gilberto Braga, deu o que falar. O beijo entre as duas senhoras de mais de 70 anos, foi comemorado por boa parte do público, além de ser extremamente elogiado por boa parte dos internautas pela pureza da cena.

André Caio Blat e Tolentino Ricardo Pereira em Liberdade Liberdade ReproduçãoTV Globo

Liberdade, Liberdade

Com extrema sutileza, os personagens André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) protagonizaram a primeira cena de sexo gay da TV. A sequência que durou cerca de cinco minutos e mostrou os personagens trocando caricias e beijos. Mas foi tratada de uma forma bastante leve e gerou uma onda de comentários nas redes sociais, inclusive de pessoas famosas.

Clara Giovanna Antonelli e Marina Tainá Muller na novela Em Família ReproduçãoTV Globo

Em Família

Um dos romances gays mais polêmicos das novelas, aconteceu na novela Em Família, exibida em 2014. A trama de Manoel Carlos, levou o público a não receber muito bem o romance entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller), que teve seu casamento destruído com Cadu (Reynaldo Gianecchini). A cena de beijo entre as duas não teve muita repercussão, mas ainda assim aconteceu e foi marcante.

Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grígio) em Malhação
Lica Manoela Aliperti e Samantha Giovanna Grígio em Malhação ReproduçãoTV Globo

Malhação: Viva a Diferença

Abrindo ainda mais espaço na teledramaturgia para a diversidade, o autor Cao Hamburger surpreendeu ao incluir a cena inesperada de um beijo entre as personagens Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grígio). A novela teen da TV Globo apresentou sua primeira protagonista gay e as personagens assumiram o romance ao final da temporada.

Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) em Malhação
Michael Pedro Vinícius e Santiago Giovanni Dopico em Malhação ReproduçãoTV Globo

Malhação: Vidas Brasileiras

A primeira cena de beijo gay entre dois garotos em Malhação, aconteceu entre os personagens Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico). A cena foi ao ar pouco tempo depois da temporada anterior que já tinha acontecido o beijo entre duas meninas. O público comemorou bastante nas redes sociais, já que o casal ganhou bastante repercussão.

Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) em Orgulho e Paixão
Luccino Juliano Laham e Otávio Pedro Henrique Müller em Orgulho e Paixão ReproduçãoTV Globo

Orgulho e Paixão

Uma das mais recentes cenas de beijo gay nas novelas e a primeira no horário das seis da TV Globo, aconteceu na novela Orgulho e Paixão, exibida em 2018. Na trama que retratou o romance gay no século vinte, mostrou o casal Luccino (Juliano Laham) e o militar Otávio (Pedro Henrique Müller) que se beijou nos últimos capítulos da novela, onde tudo foi retratado com muita sutileza.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade