Saudade: Relembre filmes que a Sessão da Tarde não exibe mais

Publicado em 22/05/2019

Netflix nadinha, Sessão da Tarde rainha”. Esse meme serve direitinho para destacar a importância da faixa de filmes da Globo para os brasileiros. Criado nos anos 70, o programa eternizou clássicos longas do cinema internacional e nacional no horário vespertino da nossa TV aberta.

Muito antes da plataforma de streaming citada acima virar febre no Brasil, era com a Sessão da Tarde que os telespectadores passavam horas por semana curtindo histórias de ação, amor e comédia. No entanto, os anos foram passando e diversas produções acabaram saindo do catálogo do formato.

Embarcando em um clima de nostalgia, o Observatório da Televisão reuniu 15 filmes que nunca deveriam parar de ser exibidos na sessão. Confira a seguir:

A Lagoa Azul

Filme A Lagoa Azul
Filme A Lagoa Azul Foto Reprodução Internet

Era impossível não começar a lista sem exaltar esse filme. Lançado na década de 80, o longa estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins foi um dos mais exibidos pela Sessão da Tarde – tanto que existem diversos memes sobre essa repetição exaustiva. A produção narra a história das crianças Emmeline e Richard e do velho marinheiro Paddy Button (Leo McKern), que vivem em uma ilha paradisíaca após um naufrágio. O tempo passa, o senhorzinho morre, os pequenos viram adolescentes e começam a lidar com os desejos dos hormônios efervescentes. Eles gratinam (ulalá), Emme engravida e… bem mesmo sendo velho, eu não foi contar o final do filme.

Ghost – Do Outro Lada da Vida

Filme Ghost – Do Outro Lada da Vida
Filme Ghost Do Outro Lada da Vida

Sabe aquela dúvida: é biscoito ou bolacha? Ela não é nada quando o assunto é: Sessão da Tarde exibiu mais A Lagoa Azul ou Ghost? Com os personagens Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore), o filme mistura espiritismo com amor. Sam é morto por um cara que considerava ser seu amigo, mas seu espírito não embarca para o “outro plano” e começa a proteger a mocinha. Afinal, o embuste assassino também coloca a vida dela em risco. A médium trambiqueira Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg) é a responsável por fazer essa ligação entre a alma de Sam e a doce Molly. Sobre o questionamento acima, a Globo confirmou em fevereiro de 2018, através de uma rede social, que Ghost é o filme mais reprisado na Sessão da Tarde: 25 vezes.

Dirty Dancing, Ritmo Quente

Filme Dirty Dancing, Ritmo Quente
Filme Dirty Dancing Ritmo Quente Foto Reprodução Internet

Mais um filme com Patrick Swayze que a Sessão da Tarde usou e abusou.  Ambientado na década de 60, o enredo conta a história de Baby (Jennifer Grey), uma jovem de 17 anos que se hospeda em um resort com a família durante as férias. Durante a viagem, ele conhece o sedutor Johnny Castle, vivido por Swayze, e o prazer ela dança. Agora me diga: quem nunca sonhou com reproduzir a coreografia de Time Of My Life, eternizada por esse casal, ao lado do boy magia?

Os Goonies

Filme Os Goonies
Filme Os Goonies Foto Reprodução Internet

Quem é da década de 80 vai lembrar desse aqui. A produção mostra a aventura emocionante de um grupo de amigos que descobre um mapa do tesouro. O documento é encontrado quando os pequenos decidem fazer uma cerimônia de despedida do prédio em que moram, pois ele está prestes a ser demolido. Com o mapa em mãos, os Goonies vão em busca da riqueza para evitar a destruição do local.

Quero Ser Grande

Filme Quero Ser Grande
Filme Quero Ser Grande Foto Reprodução Internet

Clássico estrelado por Tom Hanks, esse filme também fez a farra dos telespectadores na Sessão da Tarde. O jovem Josh (David Moscow) é impedido de brincar na montanha-russa de um parque de diversões. Hashtag #boladão, ele pede à máquina dos desejos para ser grande. No dia seguinte, ele acorda com 30 anos [já sendo interpretado por Hanks] e tenta lidar com as responsabilidades de gente grande. Nessa mudança repentina, Josh ainda acaba sendo expulso de casa pela própria mãe. Afinal, ela não faz ideia de como esse “maluco” entrou no seu querido lar.

Meu Primeiro Amor

Filme Meu Primeiro Amor
Filme Meu Primeiro Amor Foto Reprodução Internet

Quem nunca suspirou e chorou assistindo esse filme nas tardes da Globo que atire a primeira pedra. O filme conta a história do primeiro amor de Vada (Anna Chlumsky) e Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin) – que é alérgico a praticamente tudo. Com apenas 11 anos, a menina é obcecada com a morte, pois seu pai é um agente funerário. Ao lado do amigo, Vada embarca em algumas aventuras, descobre a magia do primeiro beijo e também a dor de perder alguém que ama – isso após Thomas sofrer um acidente.

Esqueceram de Mim

Filme Esqueceram de Mim
Filme Esqueceram de Mim Foto Reprodução Internet

Também estrelado por Macaulay Culkin, esse filme foi exibido no período do Natal ao Dia da Bandeira [brincadeira]. Kevin e sua família moram em Chicago, mas se preparam para passar a festa natalina em Paris. Em meio às confusões da viagem, a galera embarca e esquece o garoto de oito anos em casa. Conformado em ter que passar a festa sozinho, Kevin ainda enfrenta dois ladrões atrapalhados que decidem invadir sua nada humilde residência. As sequências de Esqueceram de Mim também foram exibidas na Sessão da Tarde.

Te Pego Lá Fora

Filme Te Pego Lá Fora
Filme Te Pego Lá Fora Foto Reprodução Internet

Com Casey Siemaszko e Richard Tyson no elenco, esse filme foi muito exibido na Sessão da Tarde nos anos 80 e 90. Nele, Jerry é um rapaz tranquilão, de boa com a vida, que precisa entrevistar Buddy para o jornal do colégio onde estuda. Só que o novato é um brutamontes e desafia Jerry para uma briga no estacionamento às 15h. Com a treta marcada, a única saída para o mocinho simpático é tentar evitar que o embate aconteça. É aí que as confusões mais engraçadas e eletrizantes acontecem.

Edward Mãos de Tesoura

Filme Edward Mãos de Tesoura
Filme Edward Mãos de Tesoura Foto Reprodução Internet<br>

Ícone dos anos 90, esse filme foi e é um dos mais queridos pelo público da Sessão da Tarde. Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora de cosméticos que descobre a existência de Edward (Johnny Depp), um jovem solitário que vive em um castelo no topo de uma montanha. O rapaz foi inventado por um velhinho que morreu antes de lhe dar mãos e, por isso, possui lâminas como dedos. Com a nova amiga, Edward é inserido na comunidade da região em que vive, mas, como é inocente, sofre com a maldade de algumas pessoas.

Beetlejuice – Os fantasmas se Divertem

Filme Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem
Filme Beetlejuice Os Fantasmas se Divertem Foto Reprodução Internet

Lançado em 1988, esse filme foi muito exibido na década de 90 e início dos anos 2000. Ele conta a história de um casal que morre em um acidente de carro após cair em rio. Como fantasmas, eles são condenados a passar 50 anos presos na casa de campo que possuem na Nova Inglaterra, mas são surpreendidos por novos moradores. Na recém-chegada família, a jovem Lydia (Winana Ryder) é a única que consegue ver as inofensivas assombrações, que contratam os serviços de Beetlejuice (Michael Keaton) para expulsar os intrusos.

Um príncipe em Nova York

Filme Um príncipe em Nova York
Filme Um príncipe em Nova York Foto Reprodução Internet

Longa de 1988, Um Príncipe em Nova York é um dos filmes eternizados pelo programa global. Nele, Akeem (Eddie Murphy) é um príncipe herdeiro de Zamunda (África) que decide viajar por 40 dias para encontrar uma esposa que o ame de verdade. Focado em sua missão, ele chega em Nova York como um pobre estudante e conhece a linda Lisa (Shari Hadley). Ela é filha de Cleo McDowell (John Amos), dono da lanchonete onde Akeem começa a trabalhar. Sendo bem clichê, o disfarce do ricaço não dura muito tempo e uma série de confusões engraçadas toma conta da produção.

Uma Babá Quase Perfeita

Filme Uma Babá Quase Perfeita
Filme Uma Babá Quase Perfeita Foto Reprodução Internet

Lançado em 1993, a produção gira em torno da família de Daniel Hillard (Robin Williams). O rapaz está desempregado e recém-separado da esposa Miranda (Sally Field). Impedido pela ex-esposa de passar mais tempo com os filhos, Daniel decide se disfarçar de uma senhora boazinha e se candidata para o cargo de babá das crianças. Inicialmente, a ideia dá certo, mas depois desencadeia uma série de confusões.

Dennis, o Pimentinha

Filme Dennis, o Pimentinha
Filme Dennis o Pimentinha Foto Reprodução Internet

Quem não sente saudade de um menino gritando: “Senhor Wilson! Senhor Wilson!”? Trazendo o pequeno Mason Gamble como o traquino Dênis, esse filme foi lançado no início dos anos 90 e fez a alegria da turma que prestigia a Sessão da Tarde. O garoto vive infernizando a vizinhança e o aposentado George Wilson (Walter Matthau). Todo o enredo gira em torno dessa dupla que não economiza nas situações mais inusitadas e engraçadas – que a gente nem consegue imaginar.

O Noviço Rebelde

Filme O Noviço Rebelde
Filme O Noviço Rebelde Foto Reprodução Internet

Não só de filmes internacionais se vive a Sessão da Tarde. A faixa também inesquecíveis produtos nacionais como: O Noviço Rebelde. Protagonizado por Renato Aragão, o longa narra as atrapalhações de um noviço cearense que foge de sua cidadezinha após ser perseguido por um coronel. O jovem religioso vai para o Rio de Janeiro, onde começa a cuidar dos cinco filhos de um empresário viúvo – entre as crianças estão Sandy & Junior. No novo lar, o noviço não muda e apronta muita confusão.

A Princesa Xuxa e os Trapalhões

Filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões
Filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões Foto Reprodução Internet

Mais um filme de Renata Aragão que invadiu por diversas vezes a Sessão da Tarde. Porém, dessa vez, o humorista traz toda o elenco do grupo Os Trapalhões e a eterna “rainha dos baixinhos”, Xuxa Meneghel. Na trama, o diabólico Ratam (Paulo Reis) ordena que todas as crianças sejam escravizadas após assumir o poder do planeta antar. Sem saber da crueldade, a princesa Xeron (Xuxa) acredita que a população de seu reino vive em uma situação tranquila e favorável. Porém, ele se deparada com a realidade ao longo do tempo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade