Como a Maria da Paz de A Dona do Pedaço, relembre as mocinhas guerreiras de Walcyr Carrasco

Publicado em 20/05/2019

Nesta segunda-feira (20), a TV Globo estreará A Dona do Pedaço, trama das 21h de Walcyr Carrasco que é dirigida por Amora Mautner. O enredo conta com Juliana Paes como protagonista. A estrela será a guerreira Maria da Paz.

Batalhadora, a mocinha deixará o Espírito Santo para viver em São Paulo. Ao chegar na capital paulista, a personagem começará a vender bolos. Por causa do sucesso, o negócio prosperará e ela se tornará dona de um império da confeitaria.

Essa não é a primeira novela do autor que terá uma personagem principal batalhadora. Relembre outros casos.

Xica da Silva (Taís Araújo) – Xica da Silva (1996)

Xica da SIlva (Taís Araújo)
Xica da Silva (Taís Araújo) (Divulgação)

No enredo criado para a Rede Manchete e que teve o novelista com o pseudônimo Adamo Angel, Taís viveu uma personagem baseada em fatos reais. Xica foi uma escrava alforriada que teve uma união com um rico contratador dos diamantes.

Assim na ficção como na realidade, a mulher teve que enfrentar muito preconceito e virou referência. Além disso, foi a primeira vez que a TV brasileira teve uma negra como protagonista de um folhetim.

Catarina (Adriana Esteves) – O Cravo e a Rosa (2000)

Catarina (Adriana Esteves) de O Cravo e a Rosa
Catarina (Adriana Esteves) de O Cravo e a Rosa (Reprodução/TV Globo)

No enredo baseado em A Megera Domada, de William Shakespeare, Catarina era uma mulher moderna da década de 20 que questionava as exigências da sociedade. O pai da jovem, Batista (Luís Melo), queria a filha casada para tentar diminuir o constrangimento que sentia por suas atitudes.

O homem resolve então oferecer uma quantia em dinheiro para que Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) consiga seduzir sua herdeira. Interessado no montante para salvar a fazenda na qual é dono, o caipira aceita a ideia, mas acaba se apaixonando pela ‘marrenta’.

Aninha (Mariana Ximenes) – Chocolate com Pimenta (2004)

Aninha (Mariana Ximenes) de Chocolate com Pimenta
Aninha (Mariana Ximenes) de Chocolate com Pimenta (Divulgação/TV Globo)

Após a morte do pai, Ana Francisca vai viver com a avó e os tios num sítio de Ventura, cidade fictícia do Rio Grande do Sul. No local, a jovem se apaixona por Danilo (Murilo Benício), para quem se entrega e acaba grávida.

Enganada por Olga (Priscila Fantin), a mocinha acredita que o rapaz não queria nada sério com ela e ainda é humilhada durante sua formatura. Ludovico (Ary Fontoura), dono da fábrica onde Aninha trabalha, resolve ajudá-la.

Os dois se mantém amigos, mas acabam se casando para que a mocinha não fique mal falada por causa da gestação. O casal vai morar no exterior e após a morte de Ludovico, Ana retorna à Ventura para se vingar dos que lhe prejudicaram.

Serena (Priscila Fantin) – Alma Gêmea (2005)

Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) em Alma Gêmea
Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) em Alma Gêmea (divulgação)

Na história espírita, a índia Serena é a reencarnação de Luna (Liliana Castro), mulher que era casada com Rafael (Eduardo Moscovis) e que foi assassinada. A mocinha acaba reencontrando o amor, mas teve que enfrentar vários obstáculos.

Durante toda a história, Serena caiu em artimanhas da vilã Cristina (Flávia Alessandra). No fim, a megera mata a protagonista e Rafael também morre ao sofrer um infarto. O público acaba vendo a união do casal em várias outras encarnações.

Júlia (Adriana Esteves) – Morde & Assopra (2011)

Júlia (Adriana Esteves) de Morde & Assopra
Júlia (Adriana Esteves) de Morde & Assopra (Divulgação/TV Globo)

Na trama das 19h, a arqueóloga Júlia chega até a cidade Preciosa para analisar fósseis antigos que foram encontrados na fazenda de Abner (Marcos Pasquim). O homem acaba sendo contra a exploração e uma guerra entre os dois se inicia, mas a rivalidade acaba se tornando amor.

Durante a história, a mocinha começa a ajudar outros personagens, como a humilde Dulce (Cássia Kis) que é renegada pelo filho, Guilherme (Klebber Toledo). E também o cientista Ícaro (Mateus Solano), que faz uma robô de Naomi (Flávia Alessandra), esposa que foi dada como morta.

Clara (Bianca Bin) – O Outro Lado do Paraíso (2017)

Clara (Bianca Bin) de O Outro Lado do Paraíso
Clara (Bianca Bin) de O Outro Lado do Paraíso (Divulgação/TV Globo)

No Tocantins, Clara se apaixona por Gael (Sergio Guizé), jovem de uma família falida. A mãe do rapaz, Sophia (Marieta Severo), descobre que nos terrenos herdados pela mocinha existe uma quantidade imensa de esmeraldas.

A megera faz com que o herdeiro se case com a protagonista e depois consegue interná-la num manicômio como louca, assumindo o controle do quilombo. Dez anos depois, Clara consegue fugir do hospício e inicia sua vingança.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade