Personagens de novelas das 19h que fizeram sucesso na decada de 90
Personagens de novelas das 19h que fizeram sucesso na década de 90 (Divulgação/TV Globo)

Nesta terça-feira (29), a TV Globo estreará Verão 90, trama das 19h escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral e que se passará na década de 1990. Para entrar no clima da época, relembre novelas que foram exibidas naquele período, na mesma faixa da produção e que foram marcantes.

Vamp (1991/1992) – Antônio Calmon

Vlad (Ney Latorraca) e Natasha (Claudia Ohana) em Vamp
Vlad (Ney Latorraca) e Natasha (Claudia Ohana) em Vamp (Divulgação/TV Globo)

Conhecida pelo grande sucesso que fez entre os adolescentes quando foi ao ar, Vamp contava a história de Armação dos Anjos, cidade fictícia localizada no litoral do Rio de Janeiro e que tinha vampiros entre os seus habitantes.

Personagens marcantes como Vladimir Polanski (Ney Latorraca) e a cantora Natasha (Cláudia Ohana) são lembrados até o hoje pelo público, tanto que a produção já foi reprisada inúmeras vezes e virou musical no teatro.

A Viagem (1994) – Ivani Ribeiro

Alexandre (Guilherme Fontes) de A Viagem
Alexandre (Guilherme Fontes) de A Viagem (Divulgação/TV Globo)

Maior audiência da faixa na década, conseguindo incríveis 52 pontos de média, A Viagem contou a história de Alexandra (Guilherme Fontes), irmão de Diná (Christiane Torloni) que se mata na cadeia e decide voltar para se vingar de quem ele acredita ter lhe prejudicado.

A trama espírita caiu nas graças do público, que se rendeu ao tema e que acompanhava com grande expectativa quais seriam os próximos passos do vilão. A saber, o folhetim era o remake de uma trama que foi ao ar na década de 70 na extinta TV Tupi.

Quatro por Quatro (1994/1995) – Carlos Lombardi

Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Bibi (Betty Lago), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Babalu (Letícia Spiller) de Quatro por Quatro
Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Bibi (Betty Lago), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Babalu (Letícia Spiller) de Quatro por Quatro (Divulgação/TV Globo)

No bom e velho estilo cômico do horário, o público se divertiu ao acompanhar a trajetória de Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Bibi (Betty Lago), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Babalu (Letícia Spiller), mulheres que acabam na prisão por estarem envolvidas em tramoias por causa dos parceiros.

Entretanto, na cadeia, elas decidem armar planos para se vingarem de seus respectivos companheiros, o que acaba causando várias confusões.  Contudo, a produção até hoje é recordada com muito carinho e Spiller levou vários prêmios na época como atriz revelação.

Zazá (1997/1998) – Lauro César Muniz

Fernanda Montenegro foi a protagonista de Zaza
Fernanda Montenegro foi a protagonista de Zazá (Divulgação/TV Globo)

Diferente dos outros títulos citados, o enredo que tinha Fernanda Montenegro como protagonista, a milionária Zazá que tinha paixões por aviões e sonhava em criar uma aeronave atômica, ficou marcado como a pior audiência da faixa na década.

Contudo, a história, que teve mais de 200 capítulos, não caiu nas graças do público e registrou 31 pontos de média, algo considerado muito baixo na época. Todavia, a situação foi tão grave que este foi o último folhetim escrito por Lauro para a TV Globo, que depois criou minisséries para a platinada e assinou contrato com a Record TV.

Saiba a possível ordem de autores para as próximas novelas das nove da Globo

A saber, a fila de autores para as próximas novelas das nove da Globo sofreu alterações recentemente, mas pelo que parece, agora a grade não deve mudar. O fato da emissora escalar Walcyr Carrasco para escrever a trama substituta de O Sétimo Guardião pegou muita gente de surpresa.

Contudo, o autor, conhecido por sucessos em todos os horários, furou a fila e lançará Dias Felizes em meados de maio – e pouco tempo após escrever O Outro Lado do Paraíso. A nova novela de Carrasco terá duas fases e terá uma história central parecida com clássicos como Vale Tudo e Rainha da Sucata.

Todavia, depois, no final de 2019, está confirmada Troia, novela da estreante Manuela Dias, a mesma autora da série Justiça. Enfim, ainda não há detalhes sobre a história, porém o elenco já está sendo escalado, com Thais Araújo confirmada como uma das protagonistas.

Últimos vídeos do Canal no YouTube