Vilãs do SBT (Divulgação)
Vilãs do SBT (Divulgação)

Grandes nomes da nossa teledramaturgia seguem se consagrando no mercado após encarnarem vilãs maquiavélicas. Algumas atrizes  – principalmente as globais – muitas das vezes ficam marcadas ao ponto de não conseguirem se desvincular da personagem.

Entra trabalho, sai trabalho, e elas sempre estão lá, figurando como meme nas redes sociais como ‘a vilã da novela tal’. São os casos de Renata Sorrah como a icônica Nazaré Tedesco de Senhora do Destino e Adriana Esteves com a sua inesquecível Carmem Lúcia, a Carminha de Avenida Brasil.

Veja também: Priscila Pires posa nua no banheiro ao lado do marido

Mas, existe uma leva de grandes vilãs que figuram entre as vilãs globais. Essas mesmas que, de alguma forma, também marcaram a teledramaturgia nacional. Seja pelo ótimo desempenho das atrizes em cena ou pelos crimes terríveis que suas personagens cometeram. Mesmo fora da Globo, elas também seguem na memória dos telespectadores.

As vilãs do SBT também conquistaram o público

Para provar que essas megeras são tão piores quanto as das novelas de Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco e João Emanuel Carneiro, vamos listar aqui as melhores vilãs do SBT e seus crimes. Confira:

Berenice

Fascinação (1998)

Berenice de Fascinação (Divulgação: SBT)
Berenice de Fascinação (Divulgação: SBT)

Interpretada por Samantha Monteiro, Berenice vivia um amor retraído por Carlos Eduardo por se achar feia. Ele acaba casando com sua amiga, Clara. Mais tarde, com as reviravoltas da história, Carlos Eduardo sofre uma grande desilusão com Clara e então Berenice resolve investir nesse amor.

Os dois se casam, mas Carlos Eduardo não a ama de verdade. Eles acabam vivendo um relacionamento conturbado e cheio de brigas. Berenice se torna alcoólatra e passa a traçar como objetivo destruir a vida de Clara.

A vilã se envolve com bandidos e cada vez mais vai se afundando, até que, depois de muitas maldades, acaba morrendo de alcoolismo e depressão. Com uma atuação impecável, Samantha conseguiu comover o público com a sofrida personagem.

Amparo

Marisol (2002)

Amparo, a vilã de Marisol (Divulgação: SBT)
Amparo, a vilã de Marisol (Divulgação: SBT)

Amparo é uma mulher arrogante e capaz de tudo para defender seu interesses. Quando ela descobre que seu filho Rodrigo está envolvido com Marisol, uma mulher humilde, ela inicia uma sessão consecutiva de maldades contra a jovem. No meio do percurso ela se envolve com bandido, trai seu marido e comete crimes terríveis como envenenamento.

Seu final na história é chocante. Amparo se suicida deixando para trás marcas irreparáveis na vida de toda a sua família e de Marisol. Glauce Graieb figura até os tempos atuais entre fãs e telespectadores do SBT como a atriz que marcou a teledramaturgia do canal.

Teresa

Canavial de Paixões (2003)

Débora Duarte (Divulgação: SBT)
Débora Duarte (Divulgação: SBT)

Teresa foi vítima de uma grande mentira. A partir de então ela passou a proteger seu filho de qualquer contato com Clara, filha da suposta amante do seu falecido marido. Decidida a destruir a vida de Clara, Teresa abre guerra contra a família da jovem. Débora Duarte tem essa personagem como um dos melhores papeis de sua carreira.

Rosana Delaor

Amigas e Rivais (2007)

Rosana Delaor (Divulgação: SBT)
Rosana Delaor (Divulgação: SBT)

A primeira serial killer das novelas do SBT chocou a todos com sua perversidade. Ela matou meio mundo e terminou a novela num manicômio. Apesar da baixa audiência da novela, o destaque ficou para a atriz Talita Castro, que é lembrada até hoje pela grande vilã dos cabelos vermelhos.

Malvina

Maria Esperança (2007)

Malvina (Divulgação: SBT)
Malvina (Divulgação: SBT)

Em Maria Esperança, Tânia Bondezan roubou a cena ao dar vida à Malvina. Uma mulher ambiciosa, que faz de tudo para conquistar o que deseja, ela mora com seu filho Eduardo na casa do sobrinho milionário, Santiago. Ele morre, mas deixa Malvina sem saber que ele casou com Maria. Quando descobre fica revoltada e move céus e terras para tomar o dinheiro dela. Ao saber que ela é apaixonada por Eduardo, Malvina manipula seu filho e faz com que ele se case com Maria para que assim possa controlá-la e tomar seu dinheiro, mas sem querer ele acaba se apaixonando.