Nem vilão, nem mocinho: Personagens dúbios das novelas atuais

Publicado em 27/07/2018

As novelas que estão no ar atualmente chamam atenção por um motivo inusitado: a dubiedade de alguns personagens. Não é possível definir de maneira exata qual seria a moral deles, mas é certo que eles contribuem para tornar as produções mais interessantes.

Julieta (Gabriela Duarte) – Orgulho e Paixão

Mãe de Camilo (Maurício Destri), Julieta (Gabriela Duarte) se tornou uma mulher dura e amarga após ter sido abusada quando era jovem e ter sido obrigada a se casar com o estuprador, para que não fosse malvista na sociedade por ter engravidado.

A mulher seguiu sofrendo abusos, que só pararam após o marido morrer. Entretanto, apesar do rancor e de ter atitudes questionáveis, como contratar um ator para fazer o falso casamento do herdeiro, Julieta consegue ter a compaixão do público e passou a se tornar mais maleável e humana.

Julieta (Gabriela Duarte) de Orgulho e Paixao
Julieta Gabriela Duarte de Orgulho e Paixão DivulgaçãoTV Globo

Rosa (Letícia Colin) – Segundo Sol

Rosa (Letícia Colin) iniciou a produção se tornando prostituta e passou a sofrer nas mãos de Laureta (Adriana Esteves), sua agenciadora. Ao descobrir o segredo da cafetina, que roubou Valentim (Danilo Mesquita) de Luzia (Giovanna Antonelli), a morena teve a chance de virar o jogo.

Leia: 110 anos da imigração japonesa: relembre representantes do Japão nas novelas

A irmã de Maura (Nanda Costa) inesperadamente aceitou manter o crime em segredo e em troca recebeu R$ 300 mil e a oportunidade de ser sócia da víbora no bordel. Apesar disso tudo, Rosa segue cheia de qualidades, como a aceitação da irmã lésbica e a luta contra o machismo do pai, Agenor (Roberto Bonfim).

Rosa (Letícia Colin) em Segundo Sol
Rosa Letícia Colin em Segundo Sol Divulgação TV Globo

E mais:

Roberval (Fabrício Boliveira) – Segundo Sol

Após ter descoberto que é filho de Severo (Odilon Wagner), fruto do caso que sua mãe teve com o patrão, Roberval (Fabrício Boliveira) se revoltou, saiu da casa do empresário e voltou após anos, para se vingar da família que o tratava como funcionário, mesmo ele sendo um dos herdeiros.

Apesar de justificável o motivo que leva o rico a reagir contra os inimigos, Roberval segue extrapolando, conseguindo certa rejeição dos telespectadores. Talvez seja o personagem mais controverso do enredo das 21h de João Emanuel Carneiro.

Roberval (Fabrício Boliveira), de Segundo Sol, da Globo
Roberval Fabrício Boliveira de Segundo Sol da Globo ReproduçãoGlobo

Cacau (Fabíula Nascimento) – Segundo Sol

Irmã de Luzia (Giovanna Antonelli), Cacau (Fabíula Nascimento) se envolveu com Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabrício Boliveira) no passado. Após vários anos, o ex-motorista da família Athayde enfim ressurge, volta a se relacionar com a cozinheira e a mulher novamente possui um caso com Edgar.

Entretanto, Cacau engana Roberval, algo já feito anos atrás. O papel talvez seja o que vários personagens masculinos de telenovelas já viveram: um triângulo amoroso, mas que acaba prejudicando não só a si mesmo, mas também os que entram no esquema.

Cacau (Fabiula Nascimento) de Segundo Sol
Cacau Fabíula Nascimento de Segundo Sol DivulgaçãoTV Globo

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade