Relembre cinco novelas que apresentaram o universo caipira

Publicado em 24/06/2018

Neste mês de junho, o Brasil inteiro foi tomado pelas tradicionais festas juninas. As pessoas passam a se divertir muito em festas. Mas como forma de homenagem à cultura do povo do campo, caipira. Isso inclui danças as músicas típicas, as vestimentas, com camisa quadriculada, jeans, botas e até mesmo o chapéu de palha. O que falar das comidinhas típicas? Tem quentão, pé-de-moleque, chá de amendoim, bolo de fubá, maçã do amor e muito mais.

Porém, não só neste mês em especial a gente vê tudo isso na televisão, por exemplo. Muitas telenovelas já abordaram a vida no campo. Personagens para lá de carismáticos já foram apresentados. Alguns deles eram até os protagonistas, outros constituíram núcleos coadjuvantes de pessoas considerados caipiras. Confira mais detalhes ao final do texto.

Veja também: Cinco novelas brasileiras recentes que bombaram no exterior

Por conta disso, o Observatório da Televisão, na seção Lista, decidiu lembrar cinco novelas interioranas que deixaram saudade. De maneira geral, elas foram divertidas, românticas, bem produzidas e, claro, trouxeram para o telespectador a atmosfera do ambiente caipira. Confira.

ESTRELA DE FOGO – Exibida pela Record em 1997, a trama se passava no universo country. A trilha sonora da novela tinha uma pegada interiorana, com muito sertanejo. Os personagens usavam botas e chapéus, típicos de fazenda. O próprio logotipo da novela era composto por uma imagem de um cavalo. A trama foi escrita por Yves Dumont, que contou com Vivian de Oliveira como uma das colaboradoras. A novela foi um estouro de audiência, mas foi, sim, sucesso para os padrões da Record, na época.

AMÉRICA – Exibida pela Globo em 2005, foi a novela mais cara, até a época, da emissora carioca. Com muitos núcleos e personagens, a produção teve vários problemas. Mas um setor da novela agradou muito os telespectadores: o do rodeio. Portanto, a trama do protagonista Tião (Murilo Benício) se passava no interior, mas outros personagens também chamaram a atenção. América, de Gloria Perez, bebeu muito da música country americana, vale lembrar.

BICHO DO MATO – Exibida na Record em 2006, Bicho do Mato se passava no interior do Mato Grosso do Sul. O protagonista masculino era completamente interiorano, com roupas típicas e visão de mundo. Viver no campo era um prazer e audiência sentiu a atmosfera pretendida pela produção. Na trilha sonora, por exemplo, havia João Caetano Sérgio Reis, um clássico do interior brasileiro.

O REI DO GADO – Exibida pela Globo em 1996, O Rei do Gado tratou de temas complicadíssimos do campo brasileiro. Um deles foi a questão do Sem-Terra. Mas a trama de amor, entre uma militante e um fazendeiro encantou o país. A novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, se tornou um clássico da teledramaturgia nacional e foi exportada com êxito para diversos países.

ARAGUAIA – Exibida pela Globo, em 2010, Araguaia não foi um sucesso estrondoso de audiência, nem de crítica. Mas entra nesta Lista por ter sido bem produzida e ter tido um texto agradável, mais clássico. A novela foi escrita pelo renomado Walther Negrão. A trama se passava no interior do Mato Grosso do Sul. Os protagonistas tinham uma relação muito forte com o mato.

Um pouco mais de Araguaia: a abertura é 2010, mas pode ser considerada uma das mais belas da década. Vale a pena conferir.

Relembre alguns caipiras simpáticos da teledramaturgia

Junho é mês de quermesse, quentão, pamonha, pé-de-moleque, fogueira, correio elegante… Festa junina lembra interior, que lembra a figura do caipira, tão diminuída por alguns, tão querida por tantos. Na nossa teledramaturgia, temos diversos exemplos de interioranos simpáticos, muito sábios em sua ausência de cultura, que muito tiveram a nos ensinar sobre as coisas da vida por meio dos contrastes entre campo e cidade. Vamos relembrar alguns deles. Confira a Lista especial aqui.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade