Os 10 melhores especiais de Fim de Ano da Rede Globo

Publicado em 24/12/2017

Ano após ano, a Rede Globo brinda seus telespectadores com especiais de fim de ano. São programas únicos divididos em diversos formatos: musicais, jogos ou mesmo dramaturgia, e que sempre garantem a audiência do canal . 

Os especiais já foram usados como testes para definir se determinado programa entraria ou não para a grade da emissora no ano seguinte, como aconteceu com Toma Lá Dá Cá, sitcom exibida em formato de especial em 2005, e que durou 3 temporadas completas de 2007 a 2010.

Leia também: Yudi Tamashiro confessa que já chegou bêbado nos bastidores do Bom Dia e Cia

Relembre agora alguns especiais inesquecíveis produzidos pela Globo:

Herval Silveira em Terra dos Meninos Pelados (Divulgação/ TV Globo)
Herval Silveira em Terra dos Meninos Pelados Divulgação TV Globo

Terra dos Meninos Pelados

Musical exibido em 2003, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. O especial exibido em 4 episódios contou a história de Raimundo, garoto que nasceu com a cabeça pelada e olhos de cor diferente, e busca um lugar onde as pessoas aceitem as diferenças e que ele não seja mais alvo de chacota.

Xuxa, Patrick de Oliveira e Eloísa Mafalda em Crer Para Ver (Divulgação/ TV Globo)
Xuxa Patrick de Oliveira e Eloísa Mafalda em Crer Para Ver Divulgação TV Globo

Crer Para Ver

O especial de natal de 1994 tinha Xuxa no papel de Gracinha Curiosa, uma adolescente que a loira interpretava em um quadro do programa Xuxa Park. Gracinha curiosa conhecia Nicolau (Patrick de Oliveira), um duende que morava num lar subterrâneo e que sonhava conhecer a apresentadora a Xuxa Meneghel. Enquanto isso diversos personagens de contos de fadas passam por crise existencial e se recusam a cumprir seus papéis nas histórias.

Claudia Jimenez e Dan Stulbach em Papo de Anjo (Divulgação/ TV Globo)
Claudia Jimenez e Dan Stulbach em Papo de Anjo Divulgação TV Globo

Papo de Anjo

Bibi (Claudia Jimenez) era atrapalhada e tinha dificuldades em encontrar um amor. Deus então lhe envia o anjo Gabriel (Dan Stulbach) para ajudá la nessa missão mas ele acaba se apaixonando pela humana.

Tais Araújo, Pedro Neschling, Danton Mello, Débora Lamm, Fernando Caruso, Miguel Thiré, Luana Piovani e Rocco Pitanga em Correndo Atrás (Divulgação/ TV Globo)
Tais Araújo Pedro Neschling Danton Mello Débora Lamm Fernando Caruso Miguel Thiré Luana Piovani e Rocco Pitanga em Correndo Atrás Divulgação TV Globo

Correndo Atrás

Exibido durante dois anos consecutivos, o especial mostrava um grupo de jovens adultos que recém-formados na faculdade, não conseguiram ser absorvidos pelo mercado de trabalho criando então a empresa  Trampo, sociedade para pequenos trabalhos para que assim pudessem pagar as contas no fim do mês. No elenco estavam Danton Mello, Luana Piovani, Taís Araújo, Miguel Thiré, Rocco Pitanga, Débora Lamm, e Fernando Caruso.

Letícia Spiller e Thiago Lacerda em Quem Vai Ficar com Mário (Divulgação/ TV Globo)
Letícia Spiller e Thiago Lacerda em Quem Vai Ficar com Mário Divulgação TV Globo

Quem Vai Ficar com Mário?

Mário (Thiago Lacerda) era um crítico gastronômico que trabalha numa grande revista e vive brigando com sua editora, Diana (Camila Pitanga). Perfeccionista ao extremo, ele não consegue encontrar um grande amor pois vive colocando defeitos nas mulheres na tentativa de achar a mulher ideal para ele.

Luigi Baricelli, Fernanda Paes Leme e Bruno Gagliasso em Dom (Divulgação/ TV Globo)
Luigi Baricelli Fernanda Paes Leme e Bruno Gagliasso em Dom Divulgação TV Globo

Dom

O especial exibido em 2006 mostrava Teo (Bruno Gagliasso), um jovem com poderes paranormais que tem uma visão premonitória que morreria após cair no rio. Em uma viagem com os irmãos Cali (Fernanda Paes Leme) e Diogo (Luigi Baricelli), Teo precisa atravessar uma ponte e relembra sua visão se recusando a passar pelo local.  Diogo então atravessa a ponte, e cai morrendo seu lugar.

João Ramos, Fernanda Montenegro e Guilhermo Hundadze em O Natal do Menino Imperador (Divulgação/ TV Globo)
João Ramos Fernanda Montenegro e Guilhermo Hundadze em O Natal do Menino Imperador Divulgação TV Globo

O Natal do Menino Imperador

Exibido em 2008, o especial contou a história de Dom Pedro II aos 9 anos de idade. Já com título de imperador, o garoto precisava se desdobrar para cumprir seus compromissos  com a coroa, além de diversos tipos de aulas que lhe eram exigidas. Certo dia durante uma cavalgada, ele acaba conhecendo Dito, um escravo da mesma idade que ele e aprende com o outro menino a fazer coisas comuns à idade como algumas brincadeiras.

Letícia Spiller em Nada Fofa (Divulgação/ TV Globo)
Letícia Spiller em Nada Fofa Divulgação TV Globo

Nada Fofa

Nádia (Letícia Spiller) sofreu na infância um grande trauma. Durante o natal, ela esperava ganhar um boneco de seu personagem favorito, o Pintonildo como presente do Papai Noel, mas foi advertida pelos pais que o Bom Velhinho e outros personagens fantásticos não existiam. Na vida adulta, ela se tornou uma mulher amarga que não consegue manter seus relacionamentos. Nádia passa então a enxergar Pintonildo em tamanho humano para fazer dela uma pessoa melhor.

Sandy e Júnior (Divulgação/ TV Globo)
Sandy e Júnior Divulgação TV Globo

Sandy & Junior – Especial de Natal

Antes do programa Sandy e Junior estrear oficialmente, a Globo colocou no ar o piloto da série como especial de natal, contando a história de Vicky (Mariana Ximenes), uma moça humilde, aluna do Colégio Cema, que sofre preconceito por ser pobre. Sandy e seus amigos a ajudam usando efeitos especiais para que seus bullies acreditem que ela seja uma bruxa e não mexam mais com ela.

Leonardo, Xororó, Luciano, Zezé di Camargo e Chitãozinho em Amigos (Divulgação/ TV Globo)
Leonardo Xororó Luciano Zezé di Camargo e Chitãozinho em Amigos Divulgação TV Globo

Amigos

O especial Amigos juntou as duplas, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, e Zezé di Camargo e Luciano em shows com grandes sucessos que foram apresentados de 1995 a 1998. Após a morte de Leandro, entrou para o grupo o cantor Daniel, que também havia perdido João Paulo, seu companheiro de dupla.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade