Veja 9 personagens de novelas inspirados em pessoas reais

Publicado em 15/08/2017

Na última semana surgiram na web notícias de que a autora de A Força do Querer, Gloria Perez iria se inspirar num caso real para criar a nova trama envolvendo Irene, vilã interpretada por Débora Falabella na novela das 21h. A personagem poderá adotar uma criança para fingir para a família Garcia que trata-se de seu filho com Eugênio (Dan Stulbach). Na teledramaturgia nacional temos outros personagens e enredos que foram inspirados em casos reais. Relembre alguns:

Leia também: Mulher desmaia com resultado de DNA no Casos de Família

Nazaré em Senhora do Destino
Nazaré em Senhora do Destino ReproduçãoGlobo

Nazaré Tedesco

Nazaré (Renata Sorrah), a amada vilã da novela Senhora do Destino foi inspirada no caso de Vilma Martins Costa, enfermeira condenada por raptar o recém-nascido Pedro Rosalino Braule Pinto em 1986 da maternidade onde trabalhava, registrá-lo e criá-lo como seu filho legítimo. Na trama da novela, Nazaré rapta Lindalva ainda bebê do colo da mãe, a imigrante Maria do Carmo (Susana Vieira), e a cria com o nome de Isabel (Carolina Dieckmann).

Paulo Betti em Império
Téo Pereira Paulo Betti em Império Divulgação

Théo Pereira

O afetado jornalista de celebridades da novela Império, teria sido inspirado em famosos fofoqueiros dos meios televisivo e impresso, como Leão Lobo e Léo Dias, este último ainda ajudou o ator Paulo Betti, intérprete do personagem em seu laboratório.

Jéssica Barbosa e Elina de Souza
Neidinha Jéssica Barbosa e Elina de Souza nas 3 fases de Em Família Divulgação TV Globo

Neidinha

Na novela Em Família, o autor Manoel Carlos usou um caso real para compor sua personagem Neidinha (Jessica Barbosa/ Elina de Souza), moça que foi vítima de um estupro, caso que deixou sequelas em sua personalidade e autoestima. Em 2013, uma turista americana embarcou numa van em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e foi estuprada por três homens armados. Seu namorado, que estava na van, foi agredido fisicamente, ameaçado com armas de fogo e obrigado a assistir à cena.

Regina Duarte
Helena Regina Duarte em Por Amor Divulgação TV Globo

Helena

Ao escrever a novela Por Amor, o autor Manoel Carlos recebeu inúmeras críticas de telespectadores que acharam absurda e irreal a troca dos bebês de Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte). O novelista revelou que até Regina Duarte o telefonou preocupada se aquilo realmente deveria ir ao ar. Maneco buscou inspiração no mundo real para contar sua história: Segundo ele, o caso aconteceu em 1992 no interior do Ceará, onde mãe e filha deram à luz no mesmo dia, e a mãe trocou seu bebê com a filha ao perceber que o neto havia nascido morto.

Gerusa (Giovanna Grigio) e Osório (Arthur Aguiar)
Gerusa Giovanna Grigio e Osório Arthur Aguiar

Gerusa

Em Êta Mundo Bom, a personagem Gerusa (Giovanna Grigio) foi inspirada numa vizinha do autor, Walcyr Carrasco. Na novela a jovem descobriu um câncer, e devido a não eficácia do tratamento acabou falecendo pouco tempo depois.

Carol Duarte e Tarso Brant
Ivana Carol Duarte e Tereza Tarso Brant de A Força do Querer Maurício Fidalgo TV Globo

Ivana

Em A Força do Querer, Gloria Perez buscou inspiração em Tarso Brant para compor a história da personagem Ivana (Carol Duarte), transexual masculino em descoberta. O modelo e ator mineiro prestou consultoria para a novelista contando exatamente como se sentia em relação a seu corpo, e como foi seu processo de transição.

Emílio Dantas e Jonathan Azevedo
Rubinho Emílio Dantas e Sabiá Jonathan Azevedo em A Força do Querer Divulgação TV Globo

Rubinho e Sabiá

Rubinho, personagem de Emílio Dantas em A Força do Querer foi livremente inspirado em Saulo de Sá Silva, considerado o Barão do Pó na favela da Rocinha. Quando preso em 2008, o rapaz já havia fugido da prisão três anos antes, e continuava mesmo detido comandando o comércio de cocaína na favela. Tendo presenciado a morte do amigo, o traficante Bem-Te-Vi, que na novela se transformou em Sabiá (Jonathan Azevedo), ele se mudou para Maragogi, no Alagoas antes de ser capturado.

Alexandre Nero
José Alfredo Alexandre Nero em Império Divulgação TV Globo

José Alfredo

Na novela Império, o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) construiu fortuna com a extração de diamantes. Já o homem que o inspirou segundo notícias veiculadas em 2014, é o comendador português José Berardo, que diferente do personagem da trama, sempre trabalhou com exportação de ouro. A característica semelhante entre ambos se dá pela fixação por roupas pretas.

Juliana Paes
Bibi Juliana Paes em A Força do Querer Reprodução

Bibi Perigosa

Bibi (Juliana Paes), é a esposa de Rubinho em A Força do Querer. A ex-estudante de direito apostou todas as suas fichas no marido, e acredita que deve apoiá-lo em qualquer situação. Envolvida em crimes como associação ao tráfico, ela foi inspirada em Fabiana Escobar, casada com Saulo de Sá Silva e considerada a baronesa do pó. Atualmente, Fabiana mora no interior de São Paulo e não tem mais contato com o ex-marido.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade