“É namoro ou Amizade?”: Confira a lista com 10 programas de namoro na TV

Publicado em 12/06/2017

Atualmente com um aplicativo de celular é possível conhecer pessoas e até com um pouco de sorte encontrar um grande amor. Na televisão brasileira existiram diversos programas criados com o objetivo de unir as pessoas em busca de amor. Apostando que ainda haja interesse do público nesse tipo de atração, a Band está preparando seu novo reality show, chamado Primeiro Encontro. Populares nos anos 90 e 2000 programas de namoro com este formato  se espalharam por diversos canais. Relembre alguns deles:

Fica Comigo (Divulgação)
Fica Comigo Divulgação

Fica Comigo

Na antiga MTV Brasil, o programa apresentado por Fernanda Lima era febre entre os adolescentes da época. Um participante em busca de um amor conhecia três pretendentes sem ver o rosto deles, apenas testando suas afinidades e sentidos, e no final o escolhido era coroado com um beijo na boca caso o participante se interessasse por ele ao vê-lo fisicamente. O programa deu o que falar ao exibir o especial Fica Comigo Gay, onde tanto o participante principal como seus pretendentes eram do mesmo sexo.

Beija Sapo (Divulgação)
Beija Sapo Divulgação

Beija Sapo

Seguindo com um formato semelhante ao Fica Comigo, o Beija Sapo da MTV, estreou três anos depois do fim do programa de Fernanda Lima. No comando, Daniela Cicarelli apresentava um ambiente lúdico, onde o participante era um príncipe ou princesa e seus pretendentes eram sapos que passavam por brincadeiras para tentar conquista-lo.

Luv MTV (Divulgação)
Luv MTV Divulgação

LUV

Ainda na MTV, existiu o programa LUV, apresentado por Helen Jabour, mas com uma dinâmica diferente de seus antecessores, ele tentava unir pessoas que se inscreviam no programa através de redes sociais.

Vai Dar NamoroVai Dar Namoro

Quadro inserido dentro do programa Melhor do Brasil, foi sucesso absoluto nas tardes de sábado na RecordTV. Um participante ficava sentado no palco e escolhia uma pessoa entre as opções de pretendentes apresentadas. Os pretendentes falavam sobre si e sobre o que desejavam para a relação.

Rola ou Enrola, quadro do programa Eliana (Divulgação)
Rola ou Enrola quadro do programa Eliana Divulgação

Rola ou Enrola

Famoso quadro dentro do Programa Eliana, no mesmo formato do Vai Dar Namoro, ele está no ar até os dias atuais. A diferença fica por conta do número de participantes. Quatro mulheres escolhem os homens com quem querem se relacionar colocando neles adesivos assim que eles se apresentam entrando no palco. Se o encontro que acontece durante a semana não for produtivo, a participante volta para o palco na semana seguinte onde escolhe outro pretendente.

Interligado (Divulgação)
Interligado Divulgação

Interligado

Inicialmente o Interligado, da RedeTV  era apenas um programa de clipes apresentado por Fernanda Lima. Quando a loira foi contratada pela MTV, entrou Fabiana Saba em seu lugar e deu um show de simpatia no vídeo. Logo, o formato do programa mudou e passou a intercalar clipes musicais e um quadro dedicado a fazer duas pessoas se conhecerem romanticamente: uma no estúdio do programa, e outras através da internet conversando em tempo real. O formato não vingou, levando a mais uma mudança, que gerou o Interligado Games.

Xaveco (Reprodução)
Xaveco Reprodução

Xaveco

Inicialmente apresentado por Silvio Santos, o programa que passou a ser comandado por Celso Portiolli, tinha um cenário que imitava o interior de uma boate, onde muitas pessoas dançavam a seu redor. Os participantes passavam por diversas provas para apenas no final do programa conhecer seu pretendente.

A Fila Anda (Divulgação)
A Fila Anda Divulgação

A Fila Anda

Com apenas duas temporadas, o programa da MTV apresentado por Carol RibeiroPenélope Nova, trazia 24 pretendentes que visavam conquistar a participante principal. Os pretendentes eram eliminados ao longo dos episódios, e a participante só os via no último episódio onde ela deveria escolher entre os quatro restantes.

Celso Portiolli apresentou o Namoro na TV e ETC cobrindo as férias de Adriane Galisteu (Divulgação)
Celso Portiolli apresentou o Namoro na TV e ETC cobrindo as férias de Adriane Galisteu Divulgação

Namoro na TV e ETC

Durante a substituição de Adriane Galisteu que estava de férias com seu programa Charme,  Celso Portiolli comandou o programa Namoro na TV e ETC, onde os participantes respondiam uma série de perguntas antes de conhecer o possível amor.

Em Nome do Amor (Reprodução)
Em Nome do Amor Reprodução

Em Nome do Amor

Uma das primeiras apostas da TV no gênero. Homens eram colocados de um lado do palco e mulheres do outro, ambos se olhando através de pequenos binóculos. O apresentador, Silvio Santos conversava com cada um dos participantes e no final homens e mulheres dançavam uma valsa no palco onde podiam conversar ao pé do ouvido. Após a valsa, o dono do SBT fazia a famosa pergunta: “É namoro ou amizade?”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade