Senhora do Destino marcou a estreia de Marília Gabriela como atriz; relembre dez curiosidades da trama

Publicado em 13/03/2017

Senhora do Destino é sem dúvida um dos maiores sucessos da carreira do escritor Aguinaldo Silva que fez de sua Nazaré Tedesco e Maria do Carmo, vilã e heroína, personagens marcantes na história da teledramaturgia.

A trama dirigida por Wolf Maya é repleta de curiosidades e até contém um erro histórico que permeia o núcleo principal, a família liderada por Maria do Carmo e seus filhos. Vale destacar também a estreia de Maria Gabriela nas telenovelas.

O Observatório da Televisão fez um apanhado dessas histórias!

Confira:

1 – Maria do Carmo Ferreira da Silva, Suzana Vieira, é também o nome da mãe de Aguinaldo, que deixou o nordeste para tentar a vida na região sudeste. A homenagem também se estendeu ao tio do autor, Sebastião, interpretado por Nelson Xavier.

2 – Marília Gabriela, Dona Josefa, interpreta uma jornalista que vai embora do Brasil por conta da ditadura, 1964. Aguinaldo também é jornalista e ficou preso por 70 dias em Ilha das Flores por conta da censura.

3 – É a primeira vez que a apresentadora e jornalista entra para uma novela. Na trama dá vida dona de um jornal carioca, Josefa Magalhães Duarte Pinto. Após a sua morte, Gabi retorna como Guilhermina, filha de Josefa, e se envolve com o personagem de Zé Mayer.

4 – Du Moscovis dá vida ao seu primeiro vilão. E morre de forma trágica no último capítulo.

5 – O personagem Giovanni Improtta, Zé Wilker, é baseado em um livro de Aguinaldo Silva lançado em O Homem que Comprou o Rio, 1986. Aproveite pra relembrar a carreira do ator! 

6 – Última novela do ator Raul Cortez, o veterano faleceu em 2006 vítima de câncer. E também de Miriam Pires, que morreu ainda durante a trama.

7 – Marcello Antony e Dan Stulbach fizeram um curso rápido de culinária por conta de seus personagens.  A trilha sonora do folhetim também está imperdível. 

8 – Roberto Bomtempo, atualmente na Record TV, Paulo José, Lima Duarte, Vera Fischer, Felipe Camargo, Flávio Galvão, Jayme Périard e o jogador de vôlei Tande fizeram uma participação especial no folhetim.

9 – A história de Lindalva e sua mãe Maria do Carmo lembrou o caso Pedrinho, garoto sequestrado por Vilma Martins em 1986. A mulher também foi acusada por outro sequestro, o de Aparecida Fernanda Ribeiro da Silva.

10 – A história começa em 1968 e chega ao seu ápice em 2004. Filha caçula de Maria do Carmo, Lindalva/Isabel deveria ter trinta e seis anos na época. Já o filho mais velho, Reginaldo, um pouco mais que quarenta.  Em 2004, Carol tinha 26 anos, ou seja, dez anos há menos já que a artista veio ao mundo em 1978. O caso fica ainda mais evidente com Du Moscovis que nasceu em 1968. Em 2004 ele também deveria ter…trinta e seis! Vale lembrar que entre eles, Maria do Cramo deu a luz a mais três filhos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade