Antonio Calmon: novelista está há 10 anos fora do ar

Publicado em 30/12/2018

Há 10 anos, o horário das 19h da Rede Globo exibia a novela Três Irmãs, de Antonio Calmon. Após mais de 20 anos de êxito junto ao público, especialmente o mais jovem, o autor fazia na ocasião sua última novela. Pelo menos até aqui.

Há alguns anos falou-se numa história intitulada Barba Azul, que seria escrita por Calmon em parceria com Guilherme Vasconcelos. Este, a saber, foi um de seus colaboradores em Três Irmãs. Infelizmente o projeto acabou não vingando. Ainda que não agrade a alguns espectadores, a obra do autor sempre tentou inovar com temas que dialogassem com o público do horário das 19h. Vamos recordar hoje a trajetória de Antonio Calmon na TV.

Menosprezado pela Globo, Antonio Calmon deve ter o mesmo destino de Lauro César Muniz

Década de 1980: a chegada à televisão e o encontro com os jovens

A carreira de Antonio Calmon começou no cinema. De 1966, quando foi assistente de direção de Cacá Diegues em A Grande Cidade, até 1984, quando assinou Garota Dourada, foram mais de 20 filmes como assistente, diretor, roteirista. Ou mesmo mais de uma dessas funções ao mesmo tempo. Já consagrado como autor de TV, seguiu enveredando pelo cinema, embora com menos regularidade.

Calmon fez nos anos 1980 uma opção semelhante à de Dias Gomes, Jorge Andrade e outros dramaturgos nos anos 1960, quando passaram dos palcos às telas. Decidiu trocar o cinema pela televisão, pela necessidade que sentia de atingir um público maior. E aceitou o convite de Daniel Filho para ingressar na Rede Globo e integrar a equipe de criação de uma série direcionada ao público jovem. Nascia assim Armação Ilimitada, que foi ao ar de 1985 a 1988 e marcou a geração. Os papéis centrais eram interpretados por Kadu Moliterno, André di Biase, Andréa Beltrão e Jonas Torres. Um programa criativo, moderno, ousado e com influências da linguagem dos videoclipes.

Top Model, estreia de Calmon como autor de novelas

Logo após a série, Calmon integrou a equipe de criação de outra: Tarcísio & Glória, com o “Casal 20” da televisão brasileira, em 1988. Mas o projeto não deu muito certo e em seguida Calmon recebeu de Daniel Filho a incumbência de fazer sua primeira novela. Em parceria com o experiente Walther Negrão surgiu Top Model, exibida em 1989/90. Os mesmos ingredientes de Armação Ilimitada, embora evidentemente adaptados para o novo formato, foram revividos com sucesso. A modelo Duda (Malu Mader) vivia um romance com o jovem Lucas (Taumaturgo Ferreira). Este desejava descobrir seu verdadeiro pai, e ficava entre os irmãos Kundera, Alex (Cecil Thiré) e Gaspar (Nuno Leal Maia). Além disso, o rapaz havia fugido de São Paulo para o Rio de Janeiro e era procurado pela polícia.

https://www.youtube.com/watch?v=Jlw8XQfbG5Y

Década de 1990: anos bastante frutíferos na carreira de Antonio Calmon

O sucesso de Top Model, tamanho que a novela foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo menos de um ano após seu término, credenciou Calmon para o horário das 19h de vez. Todas as suas novelas foram exibidas nessa faixa, em virtude da boa comunicação do autor com os espectadores mais jovens. Na época, o autor trabalhava no texto da minissérie A, E, I, O… Urca, que seria exibida apenas em 1990.

Vamp (1991/92) foi uma feliz união de humor com a temática de vampiros, que fascina milhares de pessoas pelo mundo. A partir do pacto firmado pela cantora Natasha (Cláudia Ohana) com o vampiro Conde Vlad (Ney Latorraca), uma série de fatos unem vampiros e a população de Armação dos Anjos, litoral fluminense. Especialmente a família liderada pelo Capitão Jonas Rocha (Reginaldo Faria) e sua esposa Carmen Maura (Joana Fomm).

https://www.youtube.com/watch?v=PUMBs6tqSxU

Paranormalidade, dupla identidade e mistério no litoral: as outras novelas de Antonio Calmon nos anos 1990

Em 1993/94 a nova investida de Calmon no horário das 19h da Globo uniu juventude e paranormalidade. Após fazer a minissérie Sex Appeal (1993), o autor criou Olho no Olho, partia do envolvimento de Guido (Tony Ramos), um ex-padre, com uma organização criminosa liderada por César Zapata (Reginaldo Faria). Seus membros faziam uso de poderes paranormais para fazer o mal. Entre eles, Fred (Nico Puig), filho de César com sua cunhada Walkíria (Maria Zilda Bethlem). Dos jovens do bem, destacam-se Cacau (Patrícia de Sabrit) e Alef (Felipe Folgosi). Este é filho de Débora (Natália do Valle), escritora judia com quem Guido se envolve.

Cara & Coroa (1995/96) centrava sua história em duas mulheres idênticas, Fernanda e Vivi (Christiane Torloni). Elas se conhecem na cadeia e uma trama do cunhado de Fernanda, Mauro (Miguel Falabella), faz com que Vivi se passe por ela ante sua família e a população da litorânea Porto do Céu. Todavia, Vivi tem pela frente uma série de problemas a resolver, já que Fernanda não é das pessoas mais bem quistas pela cidade. Posteriormente, em 1997, Antonio Calmon integrou a equipe de criação da série A Justiceira, com Malu Mader.

Corpo Dourado (1998) se passava em Marimbá, cidade litorânea, claro. Mas que também tinha uma área rural, onde vivia a protagonista Selena (Cristiana Oliveira). Ela se envolvia com o delegado Chico (Humberto Martins), infeliz em seu casamento com a neurótica Amanda (Maria Luiza Mendonça). Esta no passado foi noiva de Arturzinho (Marcos Winter), filho de Zé Paulo (Lima Duarte) e Isabel (Rosamaria Murtinho). No começo da novela Zé Paulo morre, mas deixa uma coleção de fitas gravadas, por meio das quais segue dirigindo a família. Após a novela, Antonio Calmon dedicou-se à série Mulher, que havia implantado e deixado para fazer Corpo Dourado.

Anos 2000: um grande sucesso e depois, algumas dificuldades

A década começou com um mais um sucesso na carreira de Antonio Calmon, incrivelmente não reprisado até hoje. Um Anjo Caiu do Céu (2001) tinha como protagonista o fotógrafo João Medeiros (Tarcísio Meira). Ele é vítima de um atentado em Praga, mas não morre. Ganha no Céu uma nova oportunidade, para se redimir dos erros do passado, e desce à Terra na companhia do anjo Rafael (Caio Blat). Este se divide entre a vida celestial e a opção por ser mortal, ao se apaixonar por Cuca (Débora Falabella). A moça é filha de João com sua cunhada Laila (Christiane Torloni), fruto de uma pulada de cerca. As raízes de Calmon no cinema tiveram aqui mais uma mostra: o embrião da história era A Felicidade Não se Compra, filme de Frank Capra feito nos anos 1940.

https://www.youtube.com/watch?v=eBPe9QdI5Uw

“Não é o mesmo elenco, o público é outro, e muitos não se lembram da novela anterior.” Com essa frase, Antonio Calmon explicou o porquê de ter retornado ao universo dos vampiros, mas não quis fazer uma continuação de Vamp, ao escrever O Beijo do Vampiro (2002/03). Tarcísio Meira era Bóris Vladesco, vampiro de 800 anos que procurava se dar bem com Zeca (Kayky Brito). O garoto era seu filho, mas havia sido criado por Lívia (Flávia Alessandra). Esta era a reencarnação da Princesa Cecília, antiga paixão de Bóris. Cláudia Raia se destacou como a vampira Mina e gravou a novela grávida de sua filha Sophia.

Alguns autores da teledramaturgia que andam fazendo falta na TV

As histórias com dificuldades de audiência

Para atrair o público mais maduro, todavia, sem deixar os jovens de lado, Antonio Calmon desenvolveu com Elizabeth Jhin Começar de Novo (2004/05). O projeto não deu certo, embora fosse encabeçado por um casal querido do público-alvo: Marcos Paulo e Natália do Valle. Eles eram Miguel Arcanjo e Letícia, separados na juventude por uma grande intriga da mãe dela, Lucrécia Borges (Eva Wilma). Tinham um filho, Pedro (Vladimir Brichta), cujo suposto pai, Anselmo (Werner Schünemann), não gostava dele, justamente porque era o símbolo do fato de que a mulher nunca o amou. Miguel volta ao Brasil, após 30 anos de ausência, e quer se vingar de Lucrécia. A novela não deu certo e passou por várias adaptações para aumentar a audiência.

Três Irmãs, que por enquanto é a última novela de Antonio Calmon, também não deu muito certo. As irmãs do título eram Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann). Filhas de Virgínia (Ana Rosa) e Augusto (José Wilker), elas se veem envolvidas na luta contra Violeta Áquila (Vera Holtz). Trata-se da sogra de Dora e verdadeira mãe de Suzana, que deseja explorar a praiana Caramirim, um pequeno paraíso, com um projeto empresarial. Além disso, havia a história de Waldete (Regina Duarte) – “com dáblio”, como frisava -, que chega à cidade à la Mary Poppins e ninguém sabe de onde veio nem o que pretende.

https://www.youtube.com/watch?v=y1fiuEdmiyA

Com efeito, os últimos projetos de Antonio Calmon não deram tão certo quanto poderiam – e como a emissora desejava. No entanto, em diversas ocasiões seu potencial criativo foi demonstrado e suas criações poderiam ajudar na batalha pela audiência. Anos de experiência com o público infantil e adolescente não podem ser jogados fora.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade