SBT 37 anos: Chaves e Chapolin, há 34 anos presença marcante na grade

Publicado em 31/08/2018

Neste mês de agosto, completam-se 34 anos da exibição de Chaves e Chapolin no Brasil.  Não seria possível deixar de citar o garoto da vila e o Polegar Vermelho num ciclo de homenagens ao SBT. Encerrando o especial dos 37 anos da emissora, completados no último dia 19, alguns aspectos da transmissão dos dois programas por aqui.

As duas séries foram adquiridas pelo SBT no início dos anos 1980. Foi comprado um pacote com diversas atrações da TV mexicana. O interesse inicial era apenas nas novelas, das quais Os Ricos Também Choram foi a primeira a ser exibida, a saber, em 1982. Silvio Santos mandou que dublassem cinco episódios de Chaves. Eles seriam colocados no ar como teste de receptividade. Na avaliação da diretoria da emissora, a maioria acreditava que os cenários de papelão e os atores adultos em papéis de crianças não convenceriam o público. Mas Silvio sabia o que fazia.

Há 36 anos o SBT estreava a primeira novela mexicana exibida no Brasil

A estreia ocorreu em 24 de agosto de 1984, como atração do vespertino TV Powww!. Paulo Barboza, radialista e apresentador recentemente falecido, foi o responsável pelo anúncio do primeiro episódio de Chaves, “Caçando Lagartixas”. Após algum tempo como atrações de infantis da emissora como o programa do palhaço Bozo, Chapolin e Chaves ganharam horários próprios, de 12h às 13h.

Chaves e Chapolin ganham horários próprios na programação

No decorrer dos anos, e com o sucesso crescente, especialmente no final dos anos 1980, Chaves gerou uma série de licenciamentos – gibis, LPs etc. E chegou a ser exibido na faixa nobre, em confronto direto com a novela das 20h da Globo. Os mais novos devem se recordar de uma exibição diária na faixa vespertina, por volta de 13h. Logo após Chapolin, que vinha às 12h30. Em meados dos anos 1990, as duas séries tinham nova sessão ainda à tarde, na faixa das 17h.

Os “episódios perdidos” e a flutuação na grade

Existem muitos episódios, da leva adquirida e dublada pelo próprio SBT, que foram exibidos nos primeiros anos e depois sumiram das telas. Quer seja por motivos técnicos, quer por serem remakes de histórias anteriormente exibidas na própria série, os “episódios perdidos” se tornaram lendários entre os fãs. Na década de 2010, alguns deles foram resgatados pela emissora, que colocava na tela uma marca informativa.

A exibição das duas séries pelo canal pago Multishow, iniciada neste ano, destaca-se pela postura desejada pelos admiradores há tempos. Tanto Chaves quanto Chapolin têm sido exibidas na íntegra, com vinhetas de abertura e encerramento. Bem como os episódios vão ao ar na ordem em que foram originalmente produzidos e exibidos no México. Algo que nunca havia ocorrido na transmissão brasileira.

O grande coringa do SBT

Ademais, os muitos anos de uso como coringa e tapa-buraco na grade levaram o SBT a editar episódios, reprisar constantemente uma mesma seleção de histórias. E passar algumas temporadas dando-se ao luxo de tirar do ar os programas de Bolaños. Chapolin passa anos inteiros sem dar o ar da graça, em que pesem as manifestações dos telespectadores. Só para ilustrar, a série está de novo fora do ar desde junho de 2017.

Assim como ao retornar ao ar após hiatos Chaves tem suas exibições programadas para horários inóspitos. As peripécias do garoto da vila ocuparam quase todos os horários possíveis na grade do SBT. Quer seja pouco depois do galo cantar na manhã de domingo, quer seja a linha de shows da faixa nobre do sábado. Inesperadamente, até na madrugada.

SBT não renova contrato com a Disney e altera sua programação matinal

Com o fim do acordo com a Disney, o eterno menino do barril entra em ação

O acordo do SBT com a Disney chega ao fim nesta sexta-feira. Ao menos duas horas diárias eram ocupadas pelo Mundo Disney. Por consequência, aos sábados e domingos, já a partir de 1º de setembro, as lacunas da grade serão ocupadas por qual programa? Se você pensou em Chaves, claro, acertou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade