Os 18 anos do final do Você Decide, interativo pioneiro da TV

Publicado em 17/08/2018

“Telefone, participe, dê a sua opinião. Porque aqui, o final você decide.” Essa frase marcou os telespectadores do Você Decide, cujo último programa foi ao ar pela Globo há 18 anos, em 17 de agosto de 2000. União dos unitários de dramaturgia já consagrados pela emissora – com títulos como Caso Especial e Brasil Especial – à proposta de interatividade em relação aos desfechos das histórias apresentadas, foi um programa revolucionário nos anos 1990. Ainda, abriu caminhos para a abordagens de diversos temas, por vezes espinhosos. Incesto, estupro, segredo de confissão, adultério, aborto e crimes contra a mulher forneceram tramas para diversos episódios.

A estreia ocorreu em 8 de abril de 1992. Ao longo dos anos o dia de apresentação variou, mas a exibição ocorreu sempre logo após a novela das 20h (hoje 21h). Foram produzidos ao todo 323 programas, sob o comando de diretores variados. Paulo José, Herval Rossano e Marcos Paulo foram alguns dos diretores que responderam pelo Você Decide em seus nove anos no ar.

O primeiro episódio exibido foi “Em Nome do Filho”, escrito por Geraldo Carneiro e dirigido por Paulo José. Um delegado (Otávio Augusto) se vê diante da dúvida: deve ou não entregar seu filho (Eduardo Felipe) à polícia, ao acreditar que o reconhece em imagens colhidas durante um assalto? Era o que os telespectadores deveriam decidir com sua opinião por telefone. “Sim” ou “Não”? Por breve período em 1997 foi possível escolher dentre três alternativas de final, mas depois voltou-se a apenas duas.

Descubra o elenco do primeiro episódio da volta do Você Decide

Os apresentadores do Você Decide

Antonio Fagundes foi o primeiro apresentador do programa. O visual do ator, que estava careca, de cabeça totalmente raspada, chamou a atenção. A saber, a opção se deveu à temporada da peça Macbeth, de William Shakespeare, que Fagundes levava aos palcos na ocasião.

Depois dele, Walmor Chagas, Lima Duarte, Carolina Ferraz, Raul Cortez, Renata Ceribelli, Tony Ramos, Celso Freitas e Luciano Szafir conduziram as histórias e a participação do público semana após semana.

Ainda, a cada programa a opinião do público era colhida ao vivo também nas entradas ao vivo que ocorriam de diferentes cidades brasileiras. Na estreia, Cristina Prochaska estava em Florianópolis, Santa Catarina, por exemplo. Ainda em 1992, Virgínia Nowicki assumiu a reportagem do Você Decide por algum tempo.

A reprise do programa

No ano de 2001, a Globo desejava dar um novo gás à sessão Vale a Pena Ver de Novo. Para isso, apostou em outros formatos que não novelas para exibir nela. Considerou-se a reprise de séries, como Mulher, por exemplo. A fim de testar a receptividade do público do programa a esses outros formatos, foi recolocado no ar o Você Decide. Isso menos de um ano após seu término à noite.

Na ocasião, foram aproveitadas as férias de julho. No dia 2 daquele mês, Suzana Werner apareceu num cenário que reproduzia um quarto de adolescente. A audiência desceu a apenas um dígito pela primeira vez na história do Vale a Pena Ver de Novo. Com isso, foi escalada inesperadamente uma reprise de A Gata Comeu (1985), que estreou em 23 de julho. Com isso, a novela de Ivani Ribeiro tornou-se a primeira a ser reprisada duas vezes pela sessão. Anteriormente ela já havia ocupado o horário, em 1989.

Como Celebridade, outras novelas bastante editadas no Vale a Pena Ver de Novo

Foram reprisados apenas 15 episódios do Você Decide, alguns bastante recentes, inclusive. O lado bom é que o público podia votar para decidir os desfechos novamente. Suzana apresentava os novos resultados e dizia se haviam batido com os da exibição original. No Canal Viva o Você Decide ainda não deu as caras. Acompanhe abaixo o último episódio na ocasião, “Justiça de Deus”, escrito por Paulo Figueiredo e dirigido por Mauro Mendonça Filho:

A possível volta do Você Decide

Desde 2016 se fala nos estudos da volta do Você Decide à grade da emissora. No entanto, não foi ainda ao ar sequer um especial-piloto, que funcionasse como teste de recepção. O roteirista e diretor João Falcão foi à época designado para cuidar da nova versão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade